Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD.

Palavra-chaves: ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO PÚBLICO, ENSINO A DISTANCIA, ENSINO A DISTANCIA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36826
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5009
    "inscrito_id" => 3910
    "titulo" => "ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD."
    "resumo" => "O presente artigo tem como intuito analisar o perfil dos/das estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior, trazendo algumas reflexões que problematizem os rebatimentos que o Estado Neoliberal atinge na política de educação, e como o capitalismo se apropria dessa política em prol dos seus interesses particulares. Para isso, utilizamos um questionário quantitativo, que foi aplicado em duas universidades da cidade de Mossoró/RN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Tiradentes – com alunos graduandos em Serviço Social. A partir da coleta de dados realizada na nossa pesquisa, podemos perceber várias divergências nos dois campos de ensino, que será debatido ao longo desse documento. O conflito central está sobre a expansão do sistema educacional e as condições de trabalho que a entrelaça, esse movimento é resultado da funcionalidade educação-produção, materializada por um ensino mecanicista/tecnicista. A realidade do ensino superior está  permeado pelos interesses do capital, podemos constatar essa afirmação ao analisarmos  a universidade pública e privada do nosso Estado, enquanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se encontra totalmente sucateada, sofrendo ameaças de privatizações e passando por diversas greves ao longo dos últimos anos – realidade essa que é vista em muitas outras universidades públicas espalhadas por todo o território nacional – a Universidade Tiradentes por outro lado está crescendo cada dia mais. Isso devido a lógica do sistema que visa atender os interesses da classe burguesa, entretanto, nosso intuito não é culpabilizar os indivíduos pela crise da educação, pois não podemos contestar as dificuldades de acesso e permanência à universidade para a classe trabalhadora. Criticamos o sistema educacional dentro da ordem vigente, por entendermos que a educação é instrumento fundamental para a transformação da sociedade desigual, resultado da contradição capital/trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO PÚBLICO, ENSINO A DISTANCIA, ENSINO A DISTANCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3910_17102017155935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE MONALIZA DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE SOUSA"
    "autor_email" => "emanuellymonaliza@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36826
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 5009
    "inscrito_id" => 3910
    "titulo" => "ESTADO NEOLIBERAL E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PERFIL DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E EAD."
    "resumo" => "O presente artigo tem como intuito analisar o perfil dos/das estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior, trazendo algumas reflexões que problematizem os rebatimentos que o Estado Neoliberal atinge na política de educação, e como o capitalismo se apropria dessa política em prol dos seus interesses particulares. Para isso, utilizamos um questionário quantitativo, que foi aplicado em duas universidades da cidade de Mossoró/RN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Tiradentes – com alunos graduandos em Serviço Social. A partir da coleta de dados realizada na nossa pesquisa, podemos perceber várias divergências nos dois campos de ensino, que será debatido ao longo desse documento. O conflito central está sobre a expansão do sistema educacional e as condições de trabalho que a entrelaça, esse movimento é resultado da funcionalidade educação-produção, materializada por um ensino mecanicista/tecnicista. A realidade do ensino superior está  permeado pelos interesses do capital, podemos constatar essa afirmação ao analisarmos  a universidade pública e privada do nosso Estado, enquanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se encontra totalmente sucateada, sofrendo ameaças de privatizações e passando por diversas greves ao longo dos últimos anos – realidade essa que é vista em muitas outras universidades públicas espalhadas por todo o território nacional – a Universidade Tiradentes por outro lado está crescendo cada dia mais. Isso devido a lógica do sistema que visa atender os interesses da classe burguesa, entretanto, nosso intuito não é culpabilizar os indivíduos pela crise da educação, pois não podemos contestar as dificuldades de acesso e permanência à universidade para a classe trabalhadora. Criticamos o sistema educacional dentro da ordem vigente, por entendermos que a educação é instrumento fundamental para a transformação da sociedade desigual, resultado da contradição capital/trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ESTADO NEOLIBERAL, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ENSINO PÚBLICO, ENSINO A DISTANCIA, ENSINO A DISTANCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID3910_17102017155935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE MONALIZA DE SOUSA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE SOUSA"
    "autor_email" => "emanuellymonaliza@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como intuito analisar o perfil dos/das estudantes de instituições públicas e privadas de ensino superior, trazendo algumas reflexões que problematizem os rebatimentos que o Estado Neoliberal atinge na política de educação, e como o capitalismo se apropria dessa política em prol dos seus interesses particulares. Para isso, utilizamos um questionário quantitativo, que foi aplicado em duas universidades da cidade de Mossoró/RN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Tiradentes – com alunos graduandos em Serviço Social. A partir da coleta de dados realizada na nossa pesquisa, podemos perceber várias divergências nos dois campos de ensino, que será debatido ao longo desse documento. O conflito central está sobre a expansão do sistema educacional e as condições de trabalho que a entrelaça, esse movimento é resultado da funcionalidade educação-produção, materializada por um ensino mecanicista/tecnicista. A realidade do ensino superior está permeado pelos interesses do capital, podemos constatar essa afirmação ao analisarmos a universidade pública e privada do nosso Estado, enquanto a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte se encontra totalmente sucateada, sofrendo ameaças de privatizações e passando por diversas greves ao longo dos últimos anos – realidade essa que é vista em muitas outras universidades públicas espalhadas por todo o território nacional – a Universidade Tiradentes por outro lado está crescendo cada dia mais. Isso devido a lógica do sistema que visa atender os interesses da classe burguesa, entretanto, nosso intuito não é culpabilizar os indivíduos pela crise da educação, pois não podemos contestar as dificuldades de acesso e permanência à universidade para a classe trabalhadora. Criticamos o sistema educacional dentro da ordem vigente, por entendermos que a educação é instrumento fundamental para a transformação da sociedade desigual, resultado da contradição capital/trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.