Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEYERABEND PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR INTERMÉDIO DO ENSINO ADAPTATIVO

Palavra-chaves: ENSINO ADAPTATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FEYERABEND E ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36973
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3322
    "inscrito_id" => 9218
    "titulo" => "FEYERABEND PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR INTERMÉDIO DO ENSINO ADAPTATIVO"
    "resumo" => "O presente artigo propõe a utilização do denominado ensino adaptativo e sua ligação facilitadora com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São apresentados e conceituados os elementos relacionados à teoria de aprendizagem desenvolvida por Ausubel, e como esta pode ser  obtida por meio da adoção de uma plataforma computacional que propicie o ensino ou aprendizagem adaptativos. Adicionalmente são discutidas as ideias do epistemólogo Paul Karl Feyerabend e como elas se associam ao ensino adaptativo, identificando possibilidades de aprendizado. A metodologia  adotada foi a de um levantamento com revisão bibliográfica, trazendo para a discussão artigos selecionados do portal Periódicos da Capes e da ferramenta de indexação de trabalhos Google Scholar, utilizando como palavras-chave para obtenção de resultados os seguintes termos: "ensino adaptativo", "aprendizagem significativa", "adaptative learning", "Feyerabend e ensino". Como conclusão desta pesquisa, entende-se que há interação entre as ideias propostas por Feyerabend e o ensino adaptativo, uma vez que a plataforma adaptativa organiza a sequência de ensino de acordo com o nível de dificuldade apresentado pelo aluno, durante todas as fases de interação com a ferramenta. Foi possível concluir também, que o ensino adaptativo promove a aprendizagem significativa, visto que a curva de aprendizado do estudante é reorganizada a cada avanço no conteúdo apresentado, com o intuito de reforçar os conceitos que o aluno ainda não compreendeu. Desta forma outros objetos de aprendizagem (tais como vídeos, textos, imagens, sons, infográficos) são carregados e disponibilizados na plataforma, para auxiliar o processo de ensino e promover, ajustando-se aos interesses e dificuldades de cada um para, então, promover a aprendizagem significativa"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO ADAPTATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FEYERABEND E ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9218_10102017235803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAO PAULO AIRES"
    "autor_nome_curto" => "JOAO PAULO"
    "autor_email" => "joao@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36973
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3322
    "inscrito_id" => 9218
    "titulo" => "FEYERABEND PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR INTERMÉDIO DO ENSINO ADAPTATIVO"
    "resumo" => "O presente artigo propõe a utilização do denominado ensino adaptativo e sua ligação facilitadora com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São apresentados e conceituados os elementos relacionados à teoria de aprendizagem desenvolvida por Ausubel, e como esta pode ser  obtida por meio da adoção de uma plataforma computacional que propicie o ensino ou aprendizagem adaptativos. Adicionalmente são discutidas as ideias do epistemólogo Paul Karl Feyerabend e como elas se associam ao ensino adaptativo, identificando possibilidades de aprendizado. A metodologia  adotada foi a de um levantamento com revisão bibliográfica, trazendo para a discussão artigos selecionados do portal Periódicos da Capes e da ferramenta de indexação de trabalhos Google Scholar, utilizando como palavras-chave para obtenção de resultados os seguintes termos: "ensino adaptativo", "aprendizagem significativa", "adaptative learning", "Feyerabend e ensino". Como conclusão desta pesquisa, entende-se que há interação entre as ideias propostas por Feyerabend e o ensino adaptativo, uma vez que a plataforma adaptativa organiza a sequência de ensino de acordo com o nível de dificuldade apresentado pelo aluno, durante todas as fases de interação com a ferramenta. Foi possível concluir também, que o ensino adaptativo promove a aprendizagem significativa, visto que a curva de aprendizado do estudante é reorganizada a cada avanço no conteúdo apresentado, com o intuito de reforçar os conceitos que o aluno ainda não compreendeu. Desta forma outros objetos de aprendizagem (tais como vídeos, textos, imagens, sons, infográficos) são carregados e disponibilizados na plataforma, para auxiliar o processo de ensino e promover, ajustando-se aos interesses e dificuldades de cada um para, então, promover a aprendizagem significativa"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO ADAPTATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FEYERABEND E ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9218_10102017235803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAO PAULO AIRES"
    "autor_nome_curto" => "JOAO PAULO"
    "autor_email" => "joao@utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo propõe a utilização do denominado ensino adaptativo e sua ligação facilitadora com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São apresentados e conceituados os elementos relacionados à teoria de aprendizagem desenvolvida por Ausubel, e como esta pode ser obtida por meio da adoção de uma plataforma computacional que propicie o ensino ou aprendizagem adaptativos. Adicionalmente são discutidas as ideias do epistemólogo Paul Karl Feyerabend e como elas se associam ao ensino adaptativo, identificando possibilidades de aprendizado. A metodologia adotada foi a de um levantamento com revisão bibliográfica, trazendo para a discussão artigos selecionados do portal Periódicos da Capes e da ferramenta de indexação de trabalhos Google Scholar, utilizando como palavras-chave para obtenção de resultados os seguintes termos: "ensino adaptativo", "aprendizagem significativa", "adaptative learning", "Feyerabend e ensino". Como conclusão desta pesquisa, entende-se que há interação entre as ideias propostas por Feyerabend e o ensino adaptativo, uma vez que a plataforma adaptativa organiza a sequência de ensino de acordo com o nível de dificuldade apresentado pelo aluno, durante todas as fases de interação com a ferramenta. Foi possível concluir também, que o ensino adaptativo promove a aprendizagem significativa, visto que a curva de aprendizado do estudante é reorganizada a cada avanço no conteúdo apresentado, com o intuito de reforçar os conceitos que o aluno ainda não compreendeu. Desta forma outros objetos de aprendizagem (tais como vídeos, textos, imagens, sons, infográficos) são carregados e disponibilizados na plataforma, para auxiliar o processo de ensino e promover, ajustando-se aos interesses e dificuldades de cada um para, então, promover a aprendizagem significativa

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.