O presente artigo propõe a utilização do denominado ensino adaptativo e sua ligação facilitadora com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. São apresentados e conceituados os elementos relacionados à teoria de aprendizagem desenvolvida por Ausubel, e como esta pode ser obtida por meio da adoção de uma plataforma computacional que propicie o ensino ou aprendizagem adaptativos. Adicionalmente são discutidas as ideias do epistemólogo Paul Karl Feyerabend e como elas se associam ao ensino adaptativo, identificando possibilidades de aprendizado. A metodologia adotada foi a de um levantamento com revisão bibliográfica, trazendo para a discussão artigos selecionados do portal Periódicos da Capes e da ferramenta de indexação de trabalhos Google Scholar, utilizando como palavras-chave para obtenção de resultados os seguintes termos: "ensino adaptativo", "aprendizagem significativa", "adaptative learning", "Feyerabend e ensino". Como conclusão desta pesquisa, entende-se que há interação entre as ideias propostas por Feyerabend e o ensino adaptativo, uma vez que a plataforma adaptativa organiza a sequência de ensino de acordo com o nível de dificuldade apresentado pelo aluno, durante todas as fases de interação com a ferramenta. Foi possível concluir também, que o ensino adaptativo promove a aprendizagem significativa, visto que a curva de aprendizado do estudante é reorganizada a cada avanço no conteúdo apresentado, com o intuito de reforçar os conceitos que o aluno ainda não compreendeu. Desta forma outros objetos de aprendizagem (tais como vídeos, textos, imagens, sons, infográficos) são carregados e disponibilizados na plataforma, para auxiliar o processo de ensino e promover, ajustando-se aos interesses e dificuldades de cada um para, então, promover a aprendizagem significativa