Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS “UMA LÍNGUA BRASILEIRA” DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Após os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) proporem uma prática de ensino voltada para o uso de variados gêneros, os livros didáticos de língua portuguesa vêm buscando adaptar-se às novas exigências, levando em conta as condições de produção e circulação dos textos. Nesse sentido, o livro didático representa o principal, senão único recurso disponível nas escolas da rede pública. Diante disso, esta pesquisa visa analisar a abordagem dos gêneros textuais, assim como as propostas de produção escrita no livro de Português Uma Língua Brasileira, destinado ao 7ºano do Ensino Fundamental, utilizado pelas professoras de língua portuguesa numa escola estadual, em Sergipe. Consideramos que dentre as coleções resenhadas pelo Guia de Livro Didático (2014), o livro da editora Leya apresenta excelentes recomendações no que diz respeito ao tratamento dos gêneros textuais, sendo por este motivo, uma pesquisa de abordagem qualitativa, interpretativa e documental. Para o desenvolvimento do estudo, baseamo-nos nas orientações de alguns teóricos. Mostramos, então, como se apresentam os gêneros textuais no documento e analisamos duas propostas de produção escrita. A investigação revelou que no livro didático selecionado, as propostas de escrita têm trazido melhorias, por contemplar as condições de produção, embora apresente lacunas. Fica evidenciado que as propostas de produção fogem da pedagogia tradicional que dá ênfase ao gênero denominado redação escolar, que busca somente avaliar a escrita do aluno no que concerne às normas gramaticais e às sequências tipológicas. Embora não seja o único instrumento a ser utilizado pelo docente, o livro didático pode ser decisivo para a qualidade do aprendizado. Nessa direção, o livro de Português escolhido demonstra relevância no que tange ao planejamento, revisão e aperfeiçoamento do texto, que passa a ser tratado como um processo, e não apenas como produto.

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