Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO PARTICIPATIVA: UM ESTUDO NA UNIDADE ESCOLAR LETÍCIA MACEDO NO MUNICÍPIO DE ANÍSIO DE ABREU - PI

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em um processo de gestão democrática e participativa, o gestor precisa estar consciente que ele sozinho não irá conseguir alcançar o que se propõe; ao contrário, precisa valorizar a sua equipe escolar para ter o seu apoio nas tomadas de decisões das ações da escola. Criar um clima de trabalho favorável às mudanças provocadas pelo desenvolvimento das pessoas, e ir além, transformar os momentos de aprendizagem coletiva, marcado por relações interpessoais harmoniosas, comunicação eficiente, confiança e engajamento em diretrizes, objetivos e metas comuns. Sendo assim, a atuação do gestor, objetiva uma perspectiva democrática, permitindo que a equipe escolar se sinta responsável pela escola como um todo e comprometida com o seu objetivo maior, a formação do aluno. Ultimamente muitos são os avanços dentro das políticas educacionais. Porém entende-se que cada escola possui uma realidade específica, desta forma o presente trabalho tem como objetivos compreender a importância de uma gestão democrática no ambiente escolar, bem como fazer uma discussão acerca do processo de Gestão participativo que incorpore os diferentes olhares presentes no dia-a-dia da unidade escolar Leticia Macedo no município de Anísio de Abreu- PI. No procedimento metodológico adotou-se uma pesquisa de campo, bem com realizou uma pesquisa bibliográfica com autores que trabalham a temática em questão. O interesse pela a temática deu-se devido já ter sido gestor da escola pesquisa e perceber que a gestão é compartilhada por todos que fazem a escola. A intenção é sensibilizar gestores e professores da importância de uma gestão compartilhada para a concretização de uma aprendizagem significativa. No campo social, espera-se que este trabalho contribua para maiores conhecimentos sobre o tema em questão e sirva como referências para a realização de outros trabalhos acadêmicos. Os resultados apresentados revelam que a equipe gestora realiza uma gestão democrática participativa.

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