Ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem ocorrem diversificadas demandas sobre a cognição e estratégias de estudos. Sendo essencial compreender como e quando usá-las para um bom desempenho acadêmico, e potencialização da aprendizagem, é preciso a metacognição. A metacognição pode ser definida como o autoconhecimento e autocontrole das aprendizagens e cognição, em que o indivíduo indaga-se sobre: Como eu penso? Qual forma ou estratégia melhor se adapta a minha aprendizagem? Como eu posso chegar ou cheguei a este pensamento? Sendo ela essencial para a leitura, pois proporciona ao estudante monitorar a compreensão. Principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo bibliográfico objetivou analisar os artigos existentes que abordaram a metacognição, estratégias metacognitivas e a compreensão leitora. Bem como, averiguar as publicações realizadas entre os anos de 2008 e 2017; verificar a natureza dos estudos e; verificar a caracterização das amostras utilizadas, com enfoque no Ensino Superior. Como instrumento utilizou-se a plataforma dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostraram que nos últimos nove anos, foram publicados trinta e Cinco artigos voltados para o tema proposto. No que concerne a amostra, destes artigos apenas nove abrangeram estudantes de ensino superior, pois os demais fizeram referência ao Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio. A pesquisa aponta a insuficiência de estudos que abordem a metacognição com aplicabilidade na compreensão leitora no Ensino Superior. Aspiram estudos futuros descritivos e exploratórios de diversas regiões do Brasil, assim como, estudantes de instituições públicas.