Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: METODOLOGIAS E RECURSOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE ÓPTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, ÓPTICA, DEFICIÊNCIA VISUAL Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37670
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3324
    "inscrito_id" => 7949
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: METODOLOGIAS E RECURSOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE ÓPTICA"
    "resumo" => "Em defesa do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência que está amparada pelo princípio da equidade (igualdade), de acordo como Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nos diz que todos são capazes de aprender, contando que sejam disponibilizadas em cada nível de ensino, condições que favoreçam a aprendizagem necessária do aluno em sala de aula. Nesse cenário, a escola tem um papel fundamental e precisa estar preparada para assegurar um trabalho pedagógico que pense na diversidade, possibilitando aos alunos com deficiência, o acesso aos conhecimentos por meio de metodologias e recursos adequados, de acordo com as suas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho mostra um conjunto de metodologias e recursos adaptados para o ensino de Óptica para alunos com deficiência visual, tendo em vista beneficiar a aprendizagem, a interação social, e como resultado, a inclusão desses alunos na classe comum do ensino regular. Durante a fase desta pesquisa, foi capaz de entender que o estudo da Óptica, por estar intimamente ligado à visão, devido à necessidade da mesma para o entendimento de fenômenos como cor, refração e reflexão, representa em um desafio para os professores de Física, devido à dificuldade de transferir fenômenos relacionados à visão para alunos com deficiência visual, especialmente aos cegos de nascença, no qual não há um registro na memória desses fenômenos. Consideramos que este trabalho tem o merecimento de mostrar recursos e metodologias, capazes de favorecer o entendimento e a interpretação dos fenômenos relacionado a óptica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ÓPTICA, DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7949_11102017002728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRO MATEUS FERREIRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRO MATEUS"
    "autor_email" => "mathiasferrey25@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37670
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3324
    "inscrito_id" => 7949
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: METODOLOGIAS E RECURSOS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE ÓPTICA"
    "resumo" => "Em defesa do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência que está amparada pelo princípio da equidade (igualdade), de acordo como Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nos diz que todos são capazes de aprender, contando que sejam disponibilizadas em cada nível de ensino, condições que favoreçam a aprendizagem necessária do aluno em sala de aula. Nesse cenário, a escola tem um papel fundamental e precisa estar preparada para assegurar um trabalho pedagógico que pense na diversidade, possibilitando aos alunos com deficiência, o acesso aos conhecimentos por meio de metodologias e recursos adequados, de acordo com as suas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho mostra um conjunto de metodologias e recursos adaptados para o ensino de Óptica para alunos com deficiência visual, tendo em vista beneficiar a aprendizagem, a interação social, e como resultado, a inclusão desses alunos na classe comum do ensino regular. Durante a fase desta pesquisa, foi capaz de entender que o estudo da Óptica, por estar intimamente ligado à visão, devido à necessidade da mesma para o entendimento de fenômenos como cor, refração e reflexão, representa em um desafio para os professores de Física, devido à dificuldade de transferir fenômenos relacionados à visão para alunos com deficiência visual, especialmente aos cegos de nascença, no qual não há um registro na memória desses fenômenos. Consideramos que este trabalho tem o merecimento de mostrar recursos e metodologias, capazes de favorecer o entendimento e a interpretação dos fenômenos relacionado a óptica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ÓPTICA, DEFICIÊNCIA VISUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID7949_11102017002728.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRO MATEUS FERREIRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SANDRO MATEUS"
    "autor_email" => "mathiasferrey25@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em defesa do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência que está amparada pelo princípio da equidade (igualdade), de acordo como Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), nos diz que todos são capazes de aprender, contando que sejam disponibilizadas em cada nível de ensino, condições que favoreçam a aprendizagem necessária do aluno em sala de aula. Nesse cenário, a escola tem um papel fundamental e precisa estar preparada para assegurar um trabalho pedagógico que pense na diversidade, possibilitando aos alunos com deficiência, o acesso aos conhecimentos por meio de metodologias e recursos adequados, de acordo com as suas especificidades. Nessa perspectiva, este trabalho mostra um conjunto de metodologias e recursos adaptados para o ensino de Óptica para alunos com deficiência visual, tendo em vista beneficiar a aprendizagem, a interação social, e como resultado, a inclusão desses alunos na classe comum do ensino regular. Durante a fase desta pesquisa, foi capaz de entender que o estudo da Óptica, por estar intimamente ligado à visão, devido à necessidade da mesma para o entendimento de fenômenos como cor, refração e reflexão, representa em um desafio para os professores de Física, devido à dificuldade de transferir fenômenos relacionados à visão para alunos com deficiência visual, especialmente aos cegos de nascença, no qual não há um registro na memória desses fenômenos. Consideramos que este trabalho tem o merecimento de mostrar recursos e metodologias, capazes de favorecer o entendimento e a interpretação dos fenômenos relacionado a óptica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.