Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639

Palavra-chaves: ÁFRICA, ENSINO, PIBID, LEI 10.639 Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desconstruir a ideia que muitos alunos têm quando pensa na África, vista apenas como fonte de pobreza, miséria e escravidão. Esse fato se dá devido a vários fatores, dentre eles o próprio material didático que apresenta imagens negativas desse continente, apresentando-o de forma distorcida. Ou seja, são vários os motivos que podem reforçar a ideia da luta que a Lei 10.639, que foi sancionada em 2003, a qual obriga o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileiras no ensino básico, enfrentou a ser implantada. Levando aos professores o desafio de construir nos alunos o conhecimento sobre a África menos estigmatizado, de forma a levá-los a desconstruir a ideia de escravidão, pobreza e miséria e passando a vê-la como berço cultural e visão crítica. Estudar na educação básica a história e cultura da África e dos afrodescendentes tornou-se uma realidade, embora a educação ainda enfrente o desafio de desmistificar as ideias negativas acerca desse continente. Com isso, foi desenvolvida a oficina: “África de berço cultural”, em uma escola estadual de Nazaré da Mata - PE, com os alunos do 8º ano. Buscando, assim, uma forma de desconstruir as ideias negativas acerca desse continente e, também, levá-los a conhecer a cultura negra brasileira e a contribuição do negro na formação da sociedade nacional. Este trabalho buscar relatar aspectos do processo vivenciado no PIBID na escola, através da experiência da aplicação dessa oficina. O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é financiado pela CAPES (Coordenação de Pessoa de Nível Superior), e tem como um de seus objetivos a inserção dos alunos de licenciatura no cotidiano das escolas, possibilitando-nos a realização de trabalhos como este.

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