Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS COMO (DES)FAVORÁVEL À CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE

Palavra-chaves: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, SURDEZ, IDENTIDADE SURDA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular vêm se intensificando nos últimos anos, sendo respaldada pela criação de leis e decretos que visam assegurar os direitos dessas pessoas, independente da deficiência. No entanto, sabemos que, em alguns casos essa inclusão ocorre apenas com a garantia da matrícula, sem a efetivação das condições necessárias. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de uma reflexão sobre as (in)adequadas formas de atendimento às pessoas surdas, que já trazem consigo um histórico de preconceitos e precariedade da educação recebida. Nosso objeto de estudo consiste no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos de um município do interior do estado do Ceará. Como objetivo geral, temos o intuito de investigar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, e se este ocorre de forma a contribuir para a construção da identidade surda dos mesmos. Especificamente, objetivamos: refletir sobre a Língua Brasileira de Sinais como língua materna dos surdos; identificar a população surda do município investigado; conhecer o nível de formação dos professores que lidam com os alunos surdos; mensurar a abrangência do atendimento educacional especializado aos alunos surdos e verificar se as atividades desenvolvidas nesse atendimento, bem como as condições de inclusão no ensino regular, são favoráveis à construção da identidade do aluno surdo. A fim de garantir o alcance desses objetivos, adotamos como metodologia a pesquisa de natureza básica, a partir de um estudo bibliográfico fundamentado em publicações pertinentes ao tema, na análise de documentos que orientam o atendimento aos alunos com deficiência, e em levantamento realizado junto à Secretaria da Educação do município onde se realizou o estudo. Concluímos que há necessidade de um olhar mais atencioso por parte dos setores governamentais que implantam as políticas públicas inclusivas, com investimento na formação de professores para atendimento aos alunos surdos na sala de aula regular, bem como de ampliação do atendimento educacional especializado.

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