Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA VERDE: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL DO CRATO-CE

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUÍMICA VERDE. Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38449
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4314
    "inscrito_id" => 3406
    "titulo" => "QUÍMICA VERDE: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL DO CRATO-CE"
    "resumo" => """
      A química verde tem por objetivo a aplicação de técnicas químicas que reduz ou eliminam o uso de substâncias nocivas á saúde humana ou ao meio ambiente. Este tema deve ser incorporado na formação do aluno, com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre o tema transversal meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo diagnosticar quais as concepções dos alunos de nível Médio da Escola Profissional Governador Virgílio Távora- Crato-CE, sobre  o tema química verde. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa, foram 320 alunos. O primeiro momento consistiu no contato com os sujeitos da pesquisa, através de um questionário com o intuito de investigar a opinião dos alunos em relação ao tema proposto para se analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento aconteceu à exposição do tema através de aulas dialogadas e expositivas. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Os dados foram representados em gráficos com posterior análise. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na compreensão do papel e dos objetivos da Química Verde e da diferença entre química verde e química ambiental. Portanto apresentaram impactos positivos na formação dos alunos tanto na esfera ambiental quanto educacional, durante o seu desenvolvimento trabalhou-se os conceitos de educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade. \r\n
      Estes primeiros resultados, foram importantes para que o professor possa conduzir o planejamento de uma proposta, que ajude os alunos na construção e ressignificação dos conceitos estudados neste tema.Para isso, é necessário, sobretudo, um trabalho de apoio da escola, oferecendo condições para que os professores e alunos possam desenvolver pesquisas. Enfim concluímos que as ações desenvolvidas através do projeto produziram efeitos positivos na rotina da escola e na comunidade, assim os alunos buscaram à partir dessas ações uma melhor compreensão dos problemas ambientais causado pelo o desenvolvimento da tecnologia na sua região e no mundo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUÍMICA VERDE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID3406_16102017203204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAN "
    "autor_email" => "RANCISCO.JONATHAN1996@GMA"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38449
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4314
    "inscrito_id" => 3406
    "titulo" => "QUÍMICA VERDE: CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL DO CRATO-CE"
    "resumo" => """
      A química verde tem por objetivo a aplicação de técnicas químicas que reduz ou eliminam o uso de substâncias nocivas á saúde humana ou ao meio ambiente. Este tema deve ser incorporado na formação do aluno, com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre o tema transversal meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo diagnosticar quais as concepções dos alunos de nível Médio da Escola Profissional Governador Virgílio Távora- Crato-CE, sobre  o tema química verde. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa, foram 320 alunos. O primeiro momento consistiu no contato com os sujeitos da pesquisa, através de um questionário com o intuito de investigar a opinião dos alunos em relação ao tema proposto para se analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento aconteceu à exposição do tema através de aulas dialogadas e expositivas. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Os dados foram representados em gráficos com posterior análise. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na compreensão do papel e dos objetivos da Química Verde e da diferença entre química verde e química ambiental. Portanto apresentaram impactos positivos na formação dos alunos tanto na esfera ambiental quanto educacional, durante o seu desenvolvimento trabalhou-se os conceitos de educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade. \r\n
      Estes primeiros resultados, foram importantes para que o professor possa conduzir o planejamento de uma proposta, que ajude os alunos na construção e ressignificação dos conceitos estudados neste tema.Para isso, é necessário, sobretudo, um trabalho de apoio da escola, oferecendo condições para que os professores e alunos possam desenvolver pesquisas. Enfim concluímos que as ações desenvolvidas através do projeto produziram efeitos positivos na rotina da escola e na comunidade, assim os alunos buscaram à partir dessas ações uma melhor compreensão dos problemas ambientais causado pelo o desenvolvimento da tecnologia na sua região e no mundo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUÍMICA VERDE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID3406_16102017203204.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAN "
    "autor_email" => "RANCISCO.JONATHAN1996@GMA"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A química verde tem por objetivo a aplicação de técnicas químicas que reduz ou eliminam o uso de substâncias nocivas á saúde humana ou ao meio ambiente. Este tema deve ser incorporado na formação do aluno, com o objetivo de ampliar o seu conhecimento sobre o tema transversal meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo diagnosticar quais as concepções dos alunos de nível Médio da Escola Profissional Governador Virgílio Távora- Crato-CE, sobre o tema química verde. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. O público alvo da pesquisa, foram 320 alunos. O primeiro momento consistiu no contato com os sujeitos da pesquisa, através de um questionário com o intuito de investigar a opinião dos alunos em relação ao tema proposto para se analisar os conhecimentos prévios. No segundo momento aconteceu à exposição do tema através de aulas dialogadas e expositivas. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários. Os dados foram representados em gráficos com posterior análise. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na compreensão do papel e dos objetivos da Química Verde e da diferença entre química verde e química ambiental. Portanto apresentaram impactos positivos na formação dos alunos tanto na esfera ambiental quanto educacional, durante o seu desenvolvimento trabalhou-se os conceitos de educação ambiental, reciclagem e sustentabilidade. Estes primeiros resultados, foram importantes para que o professor possa conduzir o planejamento de uma proposta, que ajude os alunos na construção e ressignificação dos conceitos estudados neste tema.Para isso, é necessário, sobretudo, um trabalho de apoio da escola, oferecendo condições para que os professores e alunos possam desenvolver pesquisas. Enfim concluímos que as ações desenvolvidas através do projeto produziram efeitos positivos na rotina da escola e na comunidade, assim os alunos buscaram à partir dessas ações uma melhor compreensão dos problemas ambientais causado pelo o desenvolvimento da tecnologia na sua região e no mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.