Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARUNA PARA INCLUIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: ENSINO, CIENCIAS, DIFICULDADES, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38519
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3784
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "RELATO DE DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  DO MUNICÍPIO DE ARARUNA  PARA INCLUIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. O ensino de ciência é uma ótima oportunidade para que as crianças aprendam a se expressar de maneira clara, sem incertezas. Mais do que aprender conteúdos, as aulas de ciências podem servir para auxiliar na maturação dos valores afetivos necessários para o aprendizado. Neste contexto, a astronomia oferece uma visão global do desenvolvimento do conhecimento humano em relação ao universo que o cerca e permite a realização de atividades que envolvem trabalho ao ar livre que não exigem muitos materiais nem laboratórios para seu desenvolvimento, baseado nisto observou-se a necessidade da realização desta pesquisa. Neste trabalho realizamos um relato de experiência  com a finalidade de compreender as concepções dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências e quais as suas principais dificuldades e limitações. A partir dos resultados expostos, foi possível propor que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentados pelos profissionais da educação Básica. Esses Profissionais São conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados e confiantes para a sua abordagem devido à forma que é explicito no seu material didático. Um ensino de ciências que atende todos os requisitos propostos pelos documentos oficiais ajuda a suprir essas necessidades dos alunos, mostrando respostas para suas inquietações fazendo com que eles estejam em constante raciocínio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, DIFICULDADES, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID598_15102017232316.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FATIMA"
    "autor_email" => "mdfatimanasciment@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38519
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3784
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "RELATO DE DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL  DO MUNICÍPIO DE ARARUNA  PARA INCLUIR O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. O ensino de ciência é uma ótima oportunidade para que as crianças aprendam a se expressar de maneira clara, sem incertezas. Mais do que aprender conteúdos, as aulas de ciências podem servir para auxiliar na maturação dos valores afetivos necessários para o aprendizado. Neste contexto, a astronomia oferece uma visão global do desenvolvimento do conhecimento humano em relação ao universo que o cerca e permite a realização de atividades que envolvem trabalho ao ar livre que não exigem muitos materiais nem laboratórios para seu desenvolvimento, baseado nisto observou-se a necessidade da realização desta pesquisa. Neste trabalho realizamos um relato de experiência  com a finalidade de compreender as concepções dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências e quais as suas principais dificuldades e limitações. A partir dos resultados expostos, foi possível propor que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentados pelos profissionais da educação Básica. Esses Profissionais São conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados e confiantes para a sua abordagem devido à forma que é explicito no seu material didático. Um ensino de ciências que atende todos os requisitos propostos pelos documentos oficiais ajuda a suprir essas necessidades dos alunos, mostrando respostas para suas inquietações fazendo com que eles estejam em constante raciocínio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, DIFICULDADES, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID598_15102017232316.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FATIMA"
    "autor_email" => "mdfatimanasciment@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A primeira etapa do ensino fundamental é extremamente importante para desenvolver a capacidade de raciocínio e participação dos alunos é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, posicionando-se de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. O ensino de ciência é uma ótima oportunidade para que as crianças aprendam a se expressar de maneira clara, sem incertezas. Mais do que aprender conteúdos, as aulas de ciências podem servir para auxiliar na maturação dos valores afetivos necessários para o aprendizado. Neste contexto, a astronomia oferece uma visão global do desenvolvimento do conhecimento humano em relação ao universo que o cerca e permite a realização de atividades que envolvem trabalho ao ar livre que não exigem muitos materiais nem laboratórios para seu desenvolvimento, baseado nisto observou-se a necessidade da realização desta pesquisa. Neste trabalho realizamos um relato de experiência com a finalidade de compreender as concepções dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. José Targino Maranhão acerca da inclusão do ensino de astronomia nas aulas de ciências e quais as suas principais dificuldades e limitações. A partir dos resultados expostos, foi possível propor que não são poucos os desafios, e dificuldades enfrentados pelos profissionais da educação Básica. Esses Profissionais São conhecedor da temática, mas não se sentem altamente preparados e confiantes para a sua abordagem devido à forma que é explicito no seu material didático. Um ensino de ciências que atende todos os requisitos propostos pelos documentos oficiais ajuda a suprir essas necessidades dos alunos, mostrando respostas para suas inquietações fazendo com que eles estejam em constante raciocínio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.