Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM AÇÃO: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA NAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO NA EJA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho buscou compreender como os(as) professores(as) de Biologia utilizam o livro didático (LD) no processo de ensino-aprendizagem de Biologia em turmas do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) bem como, identificar os livros/materiais didáticos utilizados pelos docentes; abordar a forma utilizada pelos mesmos para ministrar as aulas, e identificar/analisar a percepção dos professores(as) acerca da utilização do livro didático. A pesquisa está teoricamente fundamentada nos seguintes autores(as): Oliveira (2013), Brasil (2014). Os instrumentos de coleta dados utilizadas foram a observação não participante realizada em uma das turmas, e uma entrevista semiestruturada com os(as) docentes. Com base nos dados obtidos, constatou-se que os (as) professores de Biologia da modalidade de ensino EJA, utilizam os livros didáticos específicos para a modalidade, sendo eles os livros da coleção “Viver e Aprender” e “Educaçao e Diversidade”. Um outro recurso mencionados pelos(as) professores(as) foram os livros didáticos do ensino regular, sendo os mesmos utilizados para planejamento de aulas e confecção de materiais alternativos, pois relatam que os livros específicos para a modalidade de ensino possui insuficiencia/limitaçoes de conteúdos para o ensino de Biologia. Sendo assim, evidenciamos que para suprir as carências do LD da EJA, os(as) professores(as) elaboram novos materiais didáticos para ministrar suas aulas, sendo estes materiais considerados pelos(as) docentes melhores laborados em termos de conteúdo. Os materiais produzidos pelos(as) professores são apostilas e resumos com conteúdos selecionados, que visam suprir as reais necessidades educacionais dos(as) alunos(as). Esta ação do(a) professor(a) configure-se uma transposição do conheciemto paraos(as) educandos(as) de forma mais planejada e simplificada, diferentimente de como esta nos livros didáticos.

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