Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, LINGUAGEM AUDIOVISUAL, PRESERVAÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
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      Quando se fala do ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, logo pensamos em aulas tradicionais, onde o professor expõe o conteúdo em sala, realiza algumas experiências em aulas práticas no laboratório (quando é possível) e avalia os alunos com uma habitual prova escrita. Apesar deste tipo de aula apresentar algumas vantagens não é suficiente, ou seja, nem sempre o conteúdo é totalmente compreendido. Existem inúmeros meios e recursos para as aulas que podem ser utilizados pelos professores. O vídeo traz uma forma multilinguística de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, apoiada no discurso verbal-escrito, partindo do concreto, do visível, do imediato. A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas, pois solicita constantemente a imaginação. O trabalho foi realizado na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA, tendo como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, com o intuito de trabalhar Relevância da preservação da água para qualidade de vida.\r\n
      Foi realizado em 3 etapas, na primeira etapa foi explicado o assunto relacionado sobre o saneamento básico da água, com uma atividade onde os alunos iriam desenhar a diferença de um rio poluído de um conservado. A segunda etapa foi sobre o ciclo da água, onde foi uma atividade de corte e colagem. Na etapa final foi explicado sobre a distribuição de água no planeta terra, através de materiais do cotidiano, usando uma garrafa pet de 2 litros e copos de plásticos. Antes de todas as explicações foram reproduzidos vídeos didáticos relacionados a cada um dos assuntos, para melhor compreensão do conteúdo. Ao educador respeitar os saberes de seus alunos e estimulá-los a sua superação por meio do exercício da curiosidade instigando a imaginação, observação e chegando a explicações de fatos a partir do que foi apreendido de forma atrativa e dinamizadora, assim como o uso de vídeos didáticos de forma conjunta, praticando a coletividade, formando opiniões e multiplicando conhecimento.
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      Foi realizado em 3 etapas, na primeira etapa foi explicado o assunto relacionado sobre o saneamento básico da água, com uma atividade onde os alunos iriam desenhar a diferença de um rio poluído de um conservado. A segunda etapa foi sobre o ciclo da água, onde foi uma atividade de corte e colagem. Na etapa final foi explicado sobre a distribuição de água no planeta terra, através de materiais do cotidiano, usando uma garrafa pet de 2 litros e copos de plásticos. Antes de todas as explicações foram reproduzidos vídeos didáticos relacionados a cada um dos assuntos, para melhor compreensão do conteúdo. Ao educador respeitar os saberes de seus alunos e estimulá-los a sua superação por meio do exercício da curiosidade instigando a imaginação, observação e chegando a explicações de fatos a partir do que foi apreendido de forma atrativa e dinamizadora, assim como o uso de vídeos didáticos de forma conjunta, praticando a coletividade, formando opiniões e multiplicando conhecimento.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Quando se fala do ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, logo pensamos em aulas tradicionais, onde o professor expõe o conteúdo em sala, realiza algumas experiências em aulas práticas no laboratório (quando é possível) e avalia os alunos com uma habitual prova escrita. Apesar deste tipo de aula apresentar algumas vantagens não é suficiente, ou seja, nem sempre o conteúdo é totalmente compreendido. Existem inúmeros meios e recursos para as aulas que podem ser utilizados pelos professores. O vídeo traz uma forma multilinguística de superposição de códigos e significações, predominantemente audiovisuais, apoiada no discurso verbal-escrito, partindo do concreto, do visível, do imediato. A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas, pois solicita constantemente a imaginação. O trabalho foi realizado na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA, tendo como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, com o intuito de trabalhar Relevância da preservação da água para qualidade de vida. Foi realizado em 3 etapas, na primeira etapa foi explicado o assunto relacionado sobre o saneamento básico da água, com uma atividade onde os alunos iriam desenhar a diferença de um rio poluído de um conservado. A segunda etapa foi sobre o ciclo da água, onde foi uma atividade de corte e colagem. Na etapa final foi explicado sobre a distribuição de água no planeta terra, através de materiais do cotidiano, usando uma garrafa pet de 2 litros e copos de plásticos. Antes de todas as explicações foram reproduzidos vídeos didáticos relacionados a cada um dos assuntos, para melhor compreensão do conteúdo. Ao educador respeitar os saberes de seus alunos e estimulá-los a sua superação por meio do exercício da curiosidade instigando a imaginação, observação e chegando a explicações de fatos a partir do que foi apreendido de forma atrativa e dinamizadora, assim como o uso de vídeos didáticos de forma conjunta, praticando a coletividade, formando opiniões e multiplicando conhecimento.

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