Dentre os diversos temas da literatura contempor?nea tem recebido destaque, por exemplo, a quest?o de g?nero. Ent?o, para estudar esta problem?tica atual tomamos o romance En finir avec Eddy Belleugueule (2014) do autor franc?s ?douard Louis. A narrativa se centra no personagem que d? nome ao livro (Eddy) e sua luta di?ria contra a viol?ncia a ele dirigida em todos os espa?os por onde circula seja casa, escola, pra?a etc em um pequeno vilarejo do norte da Fran?a. O que justifica nossa escolha por este tema ? o fato de este ser de extrema relev?ncia, sobretudo para os profissionais que atuam na ?rea da educa??o, tendo em vista a constante viol?ncia f?sica e simb?lica que muitas pessoas sofrem quando seus corpos s?o afetados pela quest?o de g?nero (Butler, 2009). Desse modo, nosso principal objetivo, a partir da leitura e an?lise do romance, ? compreender como se d? as rela??es de g?nero, considerando conceitos como ideologia, sujeito, cronotopia dentre outros discutidos pelo pensador russo Bakhtin (2008). Por se tratar de uma investiga??o de base qualitativa, nossa refer?ncia para an?lise ? o paradigma indici?rio proposto por Ginzbourg (1989), tendo em vista que esta metodologia n?o busca realizar generaliza??es, tampouco trazer respostas exatas a partir dos dados obtidos. Ao contr?rio, a investiga??o se d? pelo trabalho com o cotejamento de todos os ind?cios encontrados no contexto social pesquisado para buscar um aprofundamento do tema estudado. Como resultados de nossa pesquisa, os dados analisados nos revelam que, apesar de viver em um cronotopo (espa?o-tempo) dominado por uma ideologia hegem?nica pautada pela heteronormatividade, a resist?ncia de Eddy frente ao sistema que o violenta, o leva ? condi??o de sujeito. Ao final da narrativa, o leitor percebe que ele segue um novo caminho para buscar sua autonomia em um novo espa?o social. Enfim, quando Eddy se assume como diferente (gay), ele compreende as rela??es entre cultura, g?nero e identidade e sua responsabilidade ?tica perante os outros.