O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NA MODALIDADE DE ENSINO JOVENS E ADULTOS – EJA SILVA E SOUSA, Maria do Socorro de Araujo Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqmsasousasilva@hotmail.com SOUSA, Rosineide Marta Mauricio de Integrante do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqrosineidesousart@hotmail.comNASCIMENTO, José Mateus doProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS - CCAE – UFPB - CNPqzenmateus@gmail.comRESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem no tocante aos mais variados gêneros textuais, na modalidade de Jovens e Adultos - EJA. A presente análise propõe o uso dos gêneros textuais em um domínio que possa trazer resultados no processo de ensino-aprendizagem do ler, escrever e compreender textos na sala de aula. Trata-se da reflexão sobre a ação dos professores em usarem habilidades nas práticas sociais da leitura e da escrita, fazendo os alunos de EJA entenderem que são pessoas capazes de interagirem com a diversidade textual. O trabalho toma como foco o exame de planos de ensino, aplicação de questionários e análise de dois livros didáticos de língua portuguesa destinados ao ensino de EJA. Esperamos contribuir para o conhecimento do que já existe e ainda não se efetiva na prática docente. O resultado deste estudo propõe o uso dos gêneros textuais e da gramática, visando à necessidade de firmar posições consistentes que valorizem diferentes situações de aprendizagem envolvendo a diversidade de gêneros textuais, com suas diferentes funções e variedades de estilo. É importante que a escola e professores de EJA propicie aos seus alunos novas maneiras de ensinar e aprender a língua materna.Palavras-chave: EJA. Gêneros Textuais. Ensino.