Este trabalho tem com objetivo fazer uma releitura da história da educação brasileira abordando o processo tecnológico como sendo fator crucial no desenvolvimento do país, bem como suas consequências no campo educacional. Em uma época de grandes avanços e transformações, os equipamentos eletrônicos foram pouco a pouco sendo incorporados no nosso cotidiano. Essas tecnologias se tornaram indispensáveis para a nossa vida por suas diversas possibilidades de uso, meios de aprendizagem, lazer, informação e comunicação, e acabam por ter forte influência na nossa forma de agir, pensar e se comunicar. Percebemos também que a educação está fortemente ligada ao desenvolvimento econômico, e o seu poder se concentra na forma como se desenvolve economicamente o país. Faremos uma abordagem da década de 30 ao ano 2000 focando no processo centralização/descentralização da educação numa época de grandes mudanças sociais no país. A escola como formadora de bons profissionais para o trabalho, apesar de ultrapassada, tem reflexos na sociedade atual, influenciando ainda o campo educacional. Para tanto, fez-se uma pesquisa de cunho bibliográfico para a análise dos dados, pautada em reflexões de Libâneo, Gadotti, Frigoto, Silva e Xavier, e tendo como estudos conclusivos, a concepção de que a educação reflete resquícios dos paradigmas passados. Uma vez, que não se pode erradicar por completo todo um modelo de estrutura educacional, em detrimento do novo. Apesar do processo de modificação no contexto social, e no sistema de ensino, a escola ainda não supre todas as exigências no âmbito da sociedade vigente. .