O processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e literatura passa por algumas dificuldades decorrentes de fatores didático-pedagógicos, sociais, culturais, sexuais, entre outros que envolvem a relação entre docente e discente. Muitas escolas não permitem o desvio do método de ensino tradicionalista, tornando o aprendizado mecânico e enfadonho. Nesse sentido, como o ensino inovador e dinâmico pode contribuir para um aprendizado satisfatório e um melhor feedback entre professor e aluno? No ensino de gramática, a abordagem metalinguística em consonância com o estudo funcional da língua em suas diversas aplicações pode ser uma alternativa mais eficaz? O estudo de obras literárias sem prazer, convertida em forma de treino, de avaliação, de cobranças, tornará o aluno um leitor crítico? Com base nessas questões problema, este trabalho tem por objetivo geral realizar uma análise da eficácia/ineficácia de metodologias didáticas adotadas por professores de Língua portuguesa em sala de aula. Especificamente, pretende-se fazer uma revisão bibliográfica sobre as peculiaridades do ensino de gramática e literatura e, posteriormente realizar entrevistas com três alunos do 8º ano de uma escola pública, situada no município de Catolé do Rocha – PB, acerca do seu processo de aprendizagem de língua e literatura. Trata-se, portanto de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Por fim, tem-se como pressupostos, a busca ou não, por parte da escola e seus docentes pela prática do ensino dinâmico e inovador, levando em consideração os aspectos emocionais, sociais e culturais dos alunos, não delimitando apenas habilidades cognitivas e práticas tradicionalistas.