Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

LÍNGUA E LITERATURA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, GRAMÁTICA, GRAMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43538
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "LÍNGUA E LITERATURA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e literatura passa por algumas dificuldades decorrentes de fatores didático-pedagógicos, sociais, culturais, sexuais, entre outros que envolvem a relação entre docente e discente. Muitas escolas não permitem o desvio do método de ensino tradicionalista, tornando o aprendizado mecânico e enfadonho. Nesse sentido, como o ensino inovador e dinâmico pode contribuir para um aprendizado satisfatório e um melhor feedback entre professor e aluno? No ensino de gramática, a abordagem metalinguística em consonância com o estudo funcional da língua em suas diversas aplicações pode ser uma alternativa mais eficaz? O estudo de obras literárias sem prazer, convertida em forma de treino, de avaliação, de cobranças, tornará o aluno um leitor crítico? Com base nessas questões problema, este trabalho tem por objetivo geral realizar uma análise da eficácia/ineficácia de metodologias didáticas adotadas por professores de Língua portuguesa em sala de aula. Especificamente, pretende-se fazer uma revisão bibliográfica sobre as peculiaridades do ensino de gramática e literatura e, posteriormente realizar entrevistas com três alunos do 8º ano de uma escola pública, situada no município de Catolé do Rocha – PB, acerca do seu processo de aprendizagem de língua e literatura. Trata-se, portanto de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Por fim, tem-se como pressupostos, a busca ou não, por parte da escola e seus docentes pela prática do ensino dinâmico e inovador, levando em consideração os aspectos emocionais, sociais e culturais dos alunos, não delimitando apenas habilidades cognitivas e práticas tradicionalistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, GRAMÁTICA, GRAMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID410_24052018014049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN SEVERO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natansb.letras@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43538
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 120
    "inscrito_id" => 410
    "titulo" => "LÍNGUA E LITERATURA: DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e literatura passa por algumas dificuldades decorrentes de fatores didático-pedagógicos, sociais, culturais, sexuais, entre outros que envolvem a relação entre docente e discente. Muitas escolas não permitem o desvio do método de ensino tradicionalista, tornando o aprendizado mecânico e enfadonho. Nesse sentido, como o ensino inovador e dinâmico pode contribuir para um aprendizado satisfatório e um melhor feedback entre professor e aluno? No ensino de gramática, a abordagem metalinguística em consonância com o estudo funcional da língua em suas diversas aplicações pode ser uma alternativa mais eficaz? O estudo de obras literárias sem prazer, convertida em forma de treino, de avaliação, de cobranças, tornará o aluno um leitor crítico? Com base nessas questões problema, este trabalho tem por objetivo geral realizar uma análise da eficácia/ineficácia de metodologias didáticas adotadas por professores de Língua portuguesa em sala de aula. Especificamente, pretende-se fazer uma revisão bibliográfica sobre as peculiaridades do ensino de gramática e literatura e, posteriormente realizar entrevistas com três alunos do 8º ano de uma escola pública, situada no município de Catolé do Rocha – PB, acerca do seu processo de aprendizagem de língua e literatura. Trata-se, portanto de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Por fim, tem-se como pressupostos, a busca ou não, por parte da escola e seus docentes pela prática do ensino dinâmico e inovador, levando em consideração os aspectos emocionais, sociais e culturais dos alunos, não delimitando apenas habilidades cognitivas e práticas tradicionalistas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 03. Dificuldades de Ensino e de Aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES, GRAMÁTICA, GRAMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA3_ID410_24052018014049.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATAN SEVERO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "NATAN"
    "autor_email" => "natansb.letras@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e literatura passa por algumas dificuldades decorrentes de fatores didático-pedagógicos, sociais, culturais, sexuais, entre outros que envolvem a relação entre docente e discente. Muitas escolas não permitem o desvio do método de ensino tradicionalista, tornando o aprendizado mecânico e enfadonho. Nesse sentido, como o ensino inovador e dinâmico pode contribuir para um aprendizado satisfatório e um melhor feedback entre professor e aluno? No ensino de gramática, a abordagem metalinguística em consonância com o estudo funcional da língua em suas diversas aplicações pode ser uma alternativa mais eficaz? O estudo de obras literárias sem prazer, convertida em forma de treino, de avaliação, de cobranças, tornará o aluno um leitor crítico? Com base nessas questões problema, este trabalho tem por objetivo geral realizar uma análise da eficácia/ineficácia de metodologias didáticas adotadas por professores de Língua portuguesa em sala de aula. Especificamente, pretende-se fazer uma revisão bibliográfica sobre as peculiaridades do ensino de gramática e literatura e, posteriormente realizar entrevistas com três alunos do 8º ano de uma escola pública, situada no município de Catolé do Rocha – PB, acerca do seu processo de aprendizagem de língua e literatura. Trata-se, portanto de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Por fim, tem-se como pressupostos, a busca ou não, por parte da escola e seus docentes pela prática do ensino dinâmico e inovador, levando em consideração os aspectos emocionais, sociais e culturais dos alunos, não delimitando apenas habilidades cognitivas e práticas tradicionalistas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.