Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A POESIA ERÓTICO-SAGRADA EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: POESIA;, SALA DE AULA;, ERÓTICO; Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45265
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "A POESIA ERÓTICO-SAGRADA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A experiência com o ensino leva o professor a perceber que qualquer temática é passível de ser levada para a sala de aula, o que vai diferenciar é como esta será trabalhada e que meios e métodos serão utilizados para que haja relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns anos de sala de aula, senti a necessidade de levar a poesia de Adélia Prado para o ensino fundamental, mas não encontrava um meio de inserir os poemas que envolviam o erótico e o sagrado, devido às polêmicas que poderiam ser geradas entre as crianças e, inclusive, seus pais. Desse modo, me senti na obrigação de pensar uma forma de aliar minha vontade à necessidade de levar a poesia de qualidade aos alunos e eis que surge o presente texto. Com o objetivo de pensar no trabalho com a poesia erótico-religiosa de Adélia Prado no ensino fundamental, este artigo irá discutir algumas estratégias de levar a temática para a sala de aula, assim como pensar no papel do professor e sua responsabilidade social na escola. Para isto, tomarei como base textos de Coelho (1993), Boehler (2013), Fontenele (2002) e Alves (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA;, SALA DE AULA;, ERÓTICO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID602_05082018203940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "palomaoliveira03@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45265
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "A POESIA ERÓTICO-SAGRADA EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "A experiência com o ensino leva o professor a perceber que qualquer temática é passível de ser levada para a sala de aula, o que vai diferenciar é como esta será trabalhada e que meios e métodos serão utilizados para que haja relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns anos de sala de aula, senti a necessidade de levar a poesia de Adélia Prado para o ensino fundamental, mas não encontrava um meio de inserir os poemas que envolviam o erótico e o sagrado, devido às polêmicas que poderiam ser geradas entre as crianças e, inclusive, seus pais. Desse modo, me senti na obrigação de pensar uma forma de aliar minha vontade à necessidade de levar a poesia de qualidade aos alunos e eis que surge o presente texto. Com o objetivo de pensar no trabalho com a poesia erótico-religiosa de Adélia Prado no ensino fundamental, este artigo irá discutir algumas estratégias de levar a temática para a sala de aula, assim como pensar no papel do professor e sua responsabilidade social na escola. Para isto, tomarei como base textos de Coelho (1993), Boehler (2013), Fontenele (2002) e Alves (2007)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino"
    "palavra_chave" => "POESIA;, SALA DE AULA;, ERÓTICO;"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA1_ID602_05082018203940.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA"
    "autor_email" => "palomaoliveira03@gmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A experiência com o ensino leva o professor a perceber que qualquer temática é passível de ser levada para a sala de aula, o que vai diferenciar é como esta será trabalhada e que meios e métodos serão utilizados para que haja relevância no processo de ensino-aprendizagem. Em alguns anos de sala de aula, senti a necessidade de levar a poesia de Adélia Prado para o ensino fundamental, mas não encontrava um meio de inserir os poemas que envolviam o erótico e o sagrado, devido às polêmicas que poderiam ser geradas entre as crianças e, inclusive, seus pais. Desse modo, me senti na obrigação de pensar uma forma de aliar minha vontade à necessidade de levar a poesia de qualidade aos alunos e eis que surge o presente texto. Com o objetivo de pensar no trabalho com a poesia erótico-religiosa de Adélia Prado no ensino fundamental, este artigo irá discutir algumas estratégias de levar a temática para a sala de aula, assim como pensar no papel do professor e sua responsabilidade social na escola. Para isto, tomarei como base textos de Coelho (1993), Boehler (2013), Fontenele (2002) e Alves (2007).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.