O presente artigo se propõe a apresentar dados parciais de uma pesquisa que envolve a atuação profissional do pedagogo no espaço hospitalar. Os locais da pesquisa foram o NACC, o IMIP e o GAC, todos em Recife–PE. A escolha por Recife se deu em virtude de não existir, em Caruaru, nenhum hospital que possua um pedagogo em atuação. O estudo teve por objetivo geral analisar a inserção do pedagogo no âmbito hospitalar e como objetivos específicos: conhecer os ambientes de atuação do pedagogo no espaço hospitalar e analisar os saberes exigidos para a prática profissional no espaço hospitalar. Utilizamos a abordagem qualitativa para nortear a realização da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, a entrevista e o questionário; e como procedimento de análise, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados advindos dessa pesquisa nos levam a constatar que: é importante que se concretize parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde para garantir, de fato, a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. Identificamos, também, a necessidade de ampliação dos ambientes de atuação do pedagogo para que não fique restrito ao espaço escolar. Por fim, é necessário que as universidades aumentem o leque de atuação dos pedagogos para além do espaço escolar, inserindo na matriz curricular a disciplina pedagogia hospitalar, bem como estágio curricular na área. Os pedagogos que atuam no ambiente hospitalar precisam receber uma formação específica, que inclua todos os saberes da educação e do ambiente hospitalar para que de exista a inclusão do pedagogo nesses espaços.