O presente trabalho tem como objeto de estudo o Plano Nacional de Educação - PNE (2001-2010) com ênfase na realidade existente na Educação Infantil, na qual o mesmo tem grande relevância para a área educacional, por analisar e refletir sobre um plano formulado para melhorar e direcionar o sistema educativo. A problemática que norteia o desenvolvimento deste artigo é verificar se os objetivos propostos pelo PNE foram totalmente alcançados na prática educacional da Educação Infantil. Dessa forma, objetivou-se realizar uma análise e reflexão sobre o PNE (2001-2010), abordando o contexto histórico do plano, seus objetivos e prioridades. Também foi feito uma discussão sobre o referido plano, ressaltando a relação do mesmo com o capitalismo, o estado e a política, frente à realidade educacional existente na Educação Infantil. Ao longo dos anos a preocupação em elaborar políticas voltadas para o Planejamento Educacional tem crescido cada vez mais, pois a formulação de planos educacionais, como o PNE, são fundamentais para a melhoria da educação. A pesquisa utilizou como recurso metodológico a Pesquisa Bibliográfica, em que conseguimos determinadas informações e pensamentos de autores como Libâneo (2001), Horta (1991) e Luckesi (1995), que foram capazes de oferecer respostas satisfatórias para a questão abordada e realizamos observações em uma Escola Pública de Ensino Infantil, localizada na cidade de Quixadá. Diante dos resultados finais é possível evidenciar que nem tudo o que foi planejado no referido plano, foi alcançado com êxito neste nível de ensino, pois o mesmo ainda sofre precariedades que poderiam ser amenizadas.