PRÁTICA PEDAGÓGICA E CIDADANIA: CONTRADIÇÕES NAS PRÁTICAS QUE FORMAM O CIDADÃOMichelande Cardoso Madeira (CNPQ/UFPI)1Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina (Orientadora)2Arlete Fragas ( Colaboradora)3RESUMONeste artigo, apresentamos a caracterização das práticas pedagógicas de uma professora que atuam nos anos iniciais da educação básica, destacando as contradições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que formam para a cidadania crítica, o foco da análise recaiu no dizer e no agir das professoras. As reflexões realizadas encaminham para a necessidade de que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas partícipes deste estudo sejam críticas, reflexivas e colaborativas, para que elas possam transformar os contextos em que atuam em espaços sociais mais igualitários e democráticos, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e criativos. O aporte teórico que embasa a análise está ancorado na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), que concebe a realidade a partir da existência humana e considera o desenvolvimento como social e histórico, bem como na Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), cujo princípio do desenvolvimento é de fazer uso da linguagem permitindo que os partícipes reflitam criticamente sobre a prática docente. No desenvolvimento desta pesquisa, constatamos que há predominância de práticas técnicas, cuja ênfase pedagógicaestá nas ações repetitivas e mecânicas, que não favorecem a relação teoria e prática, e não consideram o contexto sócio-histórico em quea prática escolar está inserida. Distanciando-se das práticas que formam para a cidadania crítica e que têm caráter criador, a análise enfoca as contradição entre os modos de fazer e pensar das professoras e as necessidades sociais que exigem uma formação cidadã crítica no processo de escolarização.Palavras-chave: Prática pedagógica. Cidadania Crítica. Reflexão Crítica. Colaboração.