Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: OLHARES E REFLEXÕES PARA NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

A partir de uma analise teórico metodológica o artigo a seguir discute o uso e as práticas de leituras, no livro didático, neste caso o livro didático de História em sala de aula. Por meio de uma discussão baseada nos autores que discutem conceitos dos mais diversos sobre este complexo material didático, busco apresentar os novos olhares e reflexões que culminam em novas práticas de uso e ensino, onde o livro didático de História sirva como um objeto que auxilie o professor na exposição dos conteúdos históricos, bem como na discussão sobre os conceitos que englobem os novos debates historiográficos nos meios acadêmicos. O livro didático considerado uma ferramenta didática complexa que possui em seus aspectos, diversas definições, sejam elas de caráter cultural, social, mercadológico ou político. Atento também para um debate em cima do sujeito do professor que é um dos principais personagens que utilizam o livro didático em seu cotidiano escolar. É preciso que o professor enquanto importante agente no processo de ensino e aprendizagem levante em sala de aula junto aos seus alunos questionamentos, problemáticas, intenções, efeitos de verdade e os discursos que os livros didáticos de História produzem, estejam eles presentes em textos, imagens ou exercícios.

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