Nas últimas décadas, a modalidade de ensino à distância, ou seja, 'Educação à Distância - EaD', tem se apresentada como uma possibilidade para a formação continuada de professores, fato esse que vem ganhando ênfase particularmente nas narrativas docentes oriundas das experiencias em EaD. Essa modalidade de formação de professores veio para potencializar análises e estudos de cunho pedagógico com foco no fazer docente em qualquer nível de ensino ou modalidade de educação em que o professor pode atuar após sua formação. Ademais, a EaD pode ser apropriada como possibilidade de superação das dificuldades de atendimento frente à alta demanda por formação adequada na educação básica, e consequentemente, como alternativa para melhoria da qualidade da educação. A formação de professores, seja presencial ou EaD, está inserida no contexto político-econômico da própria educação, fenômeno este que nos leva a reconhecer que para termos uma educação realmente de qualidade, se faz necessário uma política educacional coerente e democraticamente elaborada. As etapas de formação de professores, seja inicial ou continuada, são afetadas pelas mudanças aceleradas do atual contexto social em que o uso das tecnologias está cada vez mais presente nos diversos segmentos da sociedade. As tecnologias digitais respondem a demandas atuais e interferem cada vez mais nas práticas e propostas formativas que são oferecidas aos professores. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre experiências de alunos da EaD, partindo das narrativas de um grupo de professores da Educação Básica, em um munícipio do Ceará. Para subsidiar esta pesquisa, utilizamos como principal referência as pesquisas no campo da EaD (OLIVEIRA, 2013; MACHADO, NEVES e PORTO, 2012); Formação contínua (FORMOSINHO, 1991; IMBERNON, 2010, 2011); Formação de Professores (GARCIA,1992; PIMENTA, 1996); Experiência e Saber de Experiência (LARROSA, 2014; THERRIEN, 1996). O processo metodológico caracteriza-se como pesquisa de base qualitativa, com a realização de entrevistas e análise documental. De forma geral, as narrativas evidenciam que o ensino a distância favorece a formação continuada de professores da educação básica, particularmente no que diz espeito à aprendizagem por meio das tecnologias de informação e comunicação que permitem romper com as limitações temporais e espaciais. Assim, a formação de professores a distância alcança possibilidades de atuação profissional, sem perder de vista o saber docente, o prazer e o significado contido na aprendizagem. Por favorecer novas experiências de atualização profissional, essa modalidade de educação contínua proporciona o acesso a novos conhecimentos necessários para uma prática pedagógica inovadora e autônoma. Considera-se inegável que as tecnologias de informação e comunicação estão transformando as práticas pedagógicas, o espaço escolar, a relação professor-aluno, bem como os processos de ensino e aprendizagem em novas dimensões. Assim, a educação à distância contribui para a formação de professores ativos na educação básica, potencializando a valorização do exercício docente e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, bem como do desempenho escolar dos alunos. Pode-se concluir, portanto, que a formação continuada de professores, por meio da modalidade de Educação a Distância, atende a essa necessidade. Porém, convém salientar que ainda há praticas dessa modalidade que levantam questionamento em relação à qualidade dos cursos ofertados, o que é o caso de cursos que não apresentam metodologia adequada e não conduzem o aluno para a efetiva aprendizagem. É necessário que a escola ofereça condições e suporte aos professores, tais como computadores e internet, para que estes possam efetivamente utilizar o chão escolar como campo de formação contínua. Ressalta-se ainda que, por ser um sistema aberto e flexível, a educação a distância torna-se cada vez mais uma referência para viabilizar a formação de professores, concebida como parte de um amplo e contínuo processo de mudança. Através da EaD se incluem não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e a atualização permanente, sobretudo a adoção de novos paradigmas educacionais, tais como: os conceitos de totalidade, de aprendizagem enquanto fenômeno pessoal e social, de formação de sujeitos autônomos, capazes de buscar, criar e aprender ao longo de toda a vida e de intervir no mundo em que vivem. A pesquisa evidenciou que a EaD, se constitui em um sistema de ensino em ascensão e que as tecnologias utilizadas para tanto estão cada vez mais avançadas, proporcionando ensino de qualidade igualmente para aqueles que não podem frequentar o ensino presencial.