O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que investiga a relação Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Reforma do Ensino Médio e Geografia, refletindo-se sobre suas principais características e o lugar da Geografia frente esses sistemas de ações curriculares e normativas da Educação Nacional, no atual período. Reflete as bases econômico-pedagógicas, didático-pedagógicas, psicopedagógicas e pedagógico-administrativas que estruturam esse uso político do território nacional voltado à Educação, no qual a Pedagogia das Competências e a Pedagogia da Exclusão Includente (KUENZER, 2005) são eixos organizacionais do currículo e da dimensão pedagógica dessa proposta curricular e dessa reforma. A investigação gira em torno do seguinte problema: qual o lugar da Geografia na reforma curricular proposta pela BNCC e pela Reforma do Ensino Médio? O objetivo geral é identificar os fundamentos epistemológicos da BNCC e da Reforma do Ensino Médio no tocante sua relação e/ou impactos na Geografia. Como fundamentação teórica destacam-se Santos (1998a, 1998b, 2002, 2008a, 2008b, 2009), Harvey (2008, 2014), Saviani (2013), Ramos (2006), Lacoste (1988), Castellar (2018) e Aguiar e Dourado (2018). Organizamos a discussão em três partes: a) discussão das principais características da BNCC e da Reforma do Ensino Médio; b) reflexão sobre os impactos dessas reformas para a Geografia e c) problematização acerca das ideias pedagógicas presentes nesses sistemas de ações normativas educacionais. A pesquisa chama a atenção dos profissionais da Geografia para os eventos pelos quais essa ciência e disciplina vêm passando com essas normas, destacando a necessidade de uma visão radical, crítica e contextualizante acerca das mudanças educacionais em voga. Palavras-chave: BNCC, Reforma do Ensino Médio, Geografia, Neoprodutivismo.