O ENVELHECIMENTO É UM PROCESSO NATURAL QUE ABRANGE OS ASPECTOS FÍSICOS, COGNITIVOS, EMOCIONAIS E SOCIAIS; E SÃO CADA VEZ MAIS RECONHECIDOS OS EFEITOS POSITIVOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS DURANTE ESTE PROCESSO. A APTIDÃO FÍSICA APRIMORADA PODE RETARDAR O ENVELHECIMENTO, CONFERIR PROTEÇÃO DA SAÚDE E POSSÍVEL LONGEVIDADE. COM O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO IDOSA E A BUSCA POR ENVELHECER COM QUALIDADE, O EXERCÍCIO FÍSICO GANHA DESTAQUE NA TERCEIRA IDADE E TORNA-SE FATOR ESSENCIAL PARA A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS E AGRAVOS COMUNS NESTA FASE DA VIDA.
O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS EM SAÚDE E TAMBÉM OS CUIDADOS DE LONGO PRAZO, COM MONITORAMENTO MULTIDIMENSIONAL INTEGRADO, PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ATIVO E BEM-SUCEDIDO, LONGE DOS MODELOS BASEADOS EM DOENÇA.
DANÇATERAPIA É UMA ATIVIDADE FÍSICA QUE PODE INTERFERIR DE MANEIRA RELEVANTE EM TODOS ESSES ASPECTOS, É PLENAMENTE ACEITÁVEL E ADAPTADA ÀS POSSIBILIDADES DA PESSOA IDOSA, COMBINA A MÚSICA À ATIVIDADE CORPORAL, SENDO UM FORTE ATRATIVO PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.
O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR A RELAÇÃO DA DANÇATERAPIA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE UMA SENHORA DE 70 ANOS, PRATICANTE HÁ 6 ANOS EM UMA CIDADE DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO A MULTIDIMENSIONALIDADE DO FENÔMENO ENVELHECIMENTO, O PRESENTE ESTUDO DEMONSTRA QUE A DANÇATERAPIA PODE SER UMA INTERVENÇÃO BASTANTE SIGNIFICATIVA, PELOS BENEFÍCIOS OBSERVADOS NOS ASPECTOS FÍSICOS, PSICOEMOCIONAIS E SOCIAIS QUE APRIMORAM A INDEPENDÊNCIA, A AUTONOMIA FUNCIONAL, O SENTIMENTO DE AUTO-EFICÁCIA E A TESSITURA DE VÍNCULOS DURADOUROS, QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O ENFRENTAMENTO DOS PROCESSOS DEGENERATIVOS PROGRESSIVOS RELACIONADOS À IDADE.