Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: POR UMA PRÁXIS TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: Avaliação, Prática Docente, Práxis Transformadora, Compromisso Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

ResumoINTRODUÇÃO: A avaliação educacional é um tema de grande relevância para a educação brasileira. O curso de licenciatura em Pedagagogia – CCAE – UFPB dialogo com a temática no 10º Seminário Temático – 2012.1. A avaliação vem como uma forma de promover nos educandos um melhor processo de ensino-aprendizagem. Mas para que isso aconteça é preciso que seja realizada na práxis. Para que alguma modificação venha a acontecer tanto na educação quanto na sociedade o educador necessita assumir o compromisso de transformá-la na sua prática docente. A escola enquanto lugar de formação deve adotar uma nova avaliação entendendo que esta pode ser uma ação transformadora, isto é, ação que pode desenvolver no educando uma postura autônoma e uma consciência social. (GADOTTI, 2004). METODOLOGIA: O seminário temático acontece a cada semestre, quando os estudantes apresentam artigos dialogando direto com educadores da rede publica do Vale do Mamanguape. Para tal, são formados diversos GT´s, além da Chegança, Palestras e Oficinas. Optamos pela pesquisa-ação (FRANCO, 2005) para averiguar como o tema ‘avaliação educacional’ é operacionalizada na escola. RESULTADO: Já foram realizados nove eventos. Esses além de entusiamar estudantes e professores, é espaço para dialogar sobre a formação de professores, refletir sobre as práticas pedagógicas nas séries iniciais do ensino fundamental e sobre a educação e movimentos sociais. A avaliação deve sugerir sempre um novo olhar. (MORIN, 2012).CONCLUSAO: a avaliação pedagogia no cotidiano escolar tornando-se uma práxis possibilita a geração do cidadão. (FREIRE, 1996)

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