O ARTIGO COM O TEMA - (RE)INVENTAR A EDUCAÇÃO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – APRESENTA SER DE SIGNIFICATIVA RELEVÂNCIA DIANTE DA EDUCAÇÃO 4.0 E DOS DESAFIOS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. O OBJETIVO DA PESQUISA CONSISTE EM INVESTIGAR OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL E APROFUNDAR ALGUMAS REFLEXÕES PARA REPENSAR OS CONCEITOS DE APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS DO ENSINO, COMO A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO INTEGRAL. O CONTEXTO SOCIAL FAZ EMERGIR UMA NOVA RELAÇÃO COM O SABER, A PARTIR DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS CONSEQUENTES DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO DE TRABALHO. DIANTE DESSAS INQUIETAÇÕES SURGEM DUAS QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO PARA ESSA PESQUISA: QUAIS OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL? COMO (RE)INVENTAR A APRENDIZAGEM E A METODOLOGIA DO ENSINO DIANTE DA ESTEIRA DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO 4.0? COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL TENDO EM VISTA O SER HUMANO INTEGRAL? A METODOLOGIA UTILIZADA PARA APROFUNDAR A TEMÁTICA EM ESTUDO FOI DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E QUALITATIVO A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS ENCONTRADOS EM DIVERSOS LIVROS E ARTIGOS PUBLICADOS, ONDE OS AUTORES APROFUNDAM A TEMÁTICA EM ESTUDO. A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO 4.0 E A EMERGÊNCIA DA TECNOPEDAGOGIA NA (RE)INVENÇÃO DA EDUCAÇÃO QUE ASSUME UM PAPEL ATIVO NA CONFIGURAÇÃO DO CONHECIMENTO QUE CONTEMPLA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO, OS NOVOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL.