A PESQUISA FOI REALIZADA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU –UVA, NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NA CIDADE DE SOBRAL-CE, E TEVE POR OBJETIVO ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA PRATICAS INTEGRADORAS I PARA COMPREENSÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DOS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UVA. NOSSA ESTUDO É DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, ONDE UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UM QUESTIONÁRIO COM TRÊS PERGUNTAS ABERTAS PARA OS 43 DISCENTES DO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR PRÁTICAS INTEGRADORAS I, TURNO NOITE. FUNDAMENTARAM NOSSO ESTUDO: SANTOS (1996, 204,2008), GURGEL (2001), JEZINE (2004), BRASIL(2018) DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO E DESTACAM A CONTRIBUIÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR PRATICAS INTEGRADORAS I PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES.