NESTE TRABALHO, PARTIDO DAS IDEIAS DE MICHEL FOUCAULT E DE PIERRE BOURDIEU, SOBRE A EDUCAÇÃO E O PAPEL DA INSTITUIÇÃO CHAMADA ESCOLA EM SER DEMOCRÁTICA IGUALITÁRIA NA CONCEPÇÃO DOS SEUS OBJETIVOS PARA PODER TRANSFORMAR O SUJEITO EM UM SER PENSANTE, CRITICA, TRANSFORMADOR E CONDUTOR DE ATITUDES QUE POSSA MODIFICAR A SUA ADVERSIDADE DENTRO DE UMA SOCIEDADE. SERÁ QUE A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL ESCOLAR ESTÁ TENDO ESSES OBJETIVOS ATUALMENTE? A INDIGNAÇÃO É PODER VER O DISCURSO NOS TEMPOS CONTEMPORÂNEOS QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLA PROMOVE UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA E DEMOCRÁTICA PARA A SUA CLIENTELA. COM BASE NA DECLARAÇÃO QUE A ESCOLA E DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA, VEM À REFUTAÇÃO, DEMONSTRANDO PELOS FATOS A SEGUIR DESSE ARTIGO, QUE A EDUCAÇÃO E A INSTITUIÇÃO CHAMADA ESCOLA ESTÁ LONGE DE SER DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA E QUE NÃO PREOCUPA COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SEUS AGENTES EDUCACIONAIS..