A LEITURA É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DO INDIVÍDUO, PARA SUA COMPREENSÃO DE MUNDO E DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL. A LEITURA FAZ COM QUE O SUJEITO PERTENÇA A UM MEIO QUE SE RENOVA DIARIAMENTE ATRAVÉS DE SEUS PENSAMENTOS E IDEIAS, ESTANDO APTO A NOVOS DESAFIOS E CONSTRUINDO O SEU PRÓPRIO INTELECTO. É PAPEL DO EDUCADOR DISPONIBILIZAR AOS EDUCANDOS DIVERSOS MATERIAIS DE LEITURA E AO MESMO TEMPO CRIAR ESTRATÉGIAS QUE OS LEVEM A MATURIDADE E AUTONOMIA NAS QUESTÕES DIRECIONADAS AO ATO DE LER. O AMBIENTE ESCOLAR E OS PROFESSORES PRECISAM ESTIMULAR E INSTIGAR NO ALUNO O GOSTO PELA LEITURA. PARA A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ESTUDO OPTOU-SE PELO MÉTODO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM REFERÊNCIAS FEITAS COM BASE EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, TEXTOS E PERIÓDICOS PUBLICADOS EM ENDEREÇO ELETRÔNICO E, TAMBÉM, EM PESQUISA DOCUMENTAL. ESTA PESQUISA EMBASA-SE TEORICAMENTE NOS SEGUINTES AUTORES: BACHA (2014), BAMBERGER (2002), DINIZ E SILVA (2015), GROSSI (2013), INDURSKY E ZINN (2014), KRAMER (2013), LINARD (2016), RUIZ (2002), SILVA (2005, 2015), SOARES (2016), SOLÉ (1998), ZULIM (2015), ENTRE OUTROS. TAL PESQUISA SURGIU DA NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E COMO O HÁBITO DE LER AINDA É DEFICIENTE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL. POR TER UM VASTO NÚMERO DE AUTORES QUE ABORDAM ACERCA DESSE ASSUNTO, ESTE ESTUDO PODE SER COMPLEMENTADO E ESTENDIDO A LONGO PRAZO, COM MAIS EMBASAMENTO TEÓRICO.