Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58615
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6036
    "inscrito_id" => 14622
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS PASSA POR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DAS MAIS VARIADAS ORDENS. UM DESSES PROBLEMAS ESTÁ RELACIONADO DIRETAMENTE AO (DES)INTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS EM APRENDER DETERMINADOS CONTEÚDOS. DESSE MODO, OS PROFESSORES SÃO DESAFIADOS A PLANEJAREM AULAS QUE CHAMEM A ATENÇÃO DOS DISCENTES. OS JOGOS REALIZADOS DE FORMA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA CONSTITUEM NUMA METODOLOGIA BASTANTE ATRAENTE E QUE FACILITA A APRENDIZAGEM POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DESTES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DESTE CONHECIMENTO. ESTE ESTUDO, POR SUA VEZ, BUSCOU ANALISAR O INTERESSE E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS, SERTÃO PARAIBANO. UTILIZOU A AULAS PRÁTICAS ONDE FORAM CONSTRUÍDOS OS JOGOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DE MODO QUE O PROFESSOR ATUASSE DE FORMA MEDIADORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAÇÃO E EM SEGUIDA FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS ENVOLVIDAS NO PROJETO. PERCEBEU-SE QUE A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS OS ALUNOS SE MOSTRARAM MAIS INTERESSADOS O QUE MOTIVOU O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITOU O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA LUDICIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID14622_03102019235854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANNE ESTEVAM SILVANO"
    "autor_nome_curto" => "GEANNE ESTEVAM"
    "autor_email" => "geaneestevam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58615
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 6036
    "inscrito_id" => 14622
    "titulo" => "A LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS PASSA POR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DAS MAIS VARIADAS ORDENS. UM DESSES PROBLEMAS ESTÁ RELACIONADO DIRETAMENTE AO (DES)INTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS EM APRENDER DETERMINADOS CONTEÚDOS. DESSE MODO, OS PROFESSORES SÃO DESAFIADOS A PLANEJAREM AULAS QUE CHAMEM A ATENÇÃO DOS DISCENTES. OS JOGOS REALIZADOS DE FORMA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA CONSTITUEM NUMA METODOLOGIA BASTANTE ATRAENTE E QUE FACILITA A APRENDIZAGEM POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DESTES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DESTE CONHECIMENTO. ESTE ESTUDO, POR SUA VEZ, BUSCOU ANALISAR O INTERESSE E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS, SERTÃO PARAIBANO. UTILIZOU A AULAS PRÁTICAS ONDE FORAM CONSTRUÍDOS OS JOGOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DE MODO QUE O PROFESSOR ATUASSE DE FORMA MEDIADORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAÇÃO E EM SEGUIDA FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS ENVOLVIDAS NO PROJETO. PERCEBEU-SE QUE A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS OS ALUNOS SE MOSTRARAM MAIS INTERESSADOS O QUE MOTIVOU O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITOU O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA LUDICIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID14622_03102019235854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANNE ESTEVAM SILVANO"
    "autor_nome_curto" => "GEANNE ESTEVAM"
    "autor_email" => "geaneestevam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO NOS DIAS ATUAIS PASSA POR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DAS MAIS VARIADAS ORDENS. UM DESSES PROBLEMAS ESTÁ RELACIONADO DIRETAMENTE AO (DES)INTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS EM APRENDER DETERMINADOS CONTEÚDOS. DESSE MODO, OS PROFESSORES SÃO DESAFIADOS A PLANEJAREM AULAS QUE CHAMEM A ATENÇÃO DOS DISCENTES. OS JOGOS REALIZADOS DE FORMA DIDÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA CONSTITUEM NUMA METODOLOGIA BASTANTE ATRAENTE E QUE FACILITA A APRENDIZAGEM POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO ATIVA DESTES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DESTE CONHECIMENTO. ESTE ESTUDO, POR SUA VEZ, BUSCOU ANALISAR O INTERESSE E APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS, SERTÃO PARAIBANO. UTILIZOU A AULAS PRÁTICAS ONDE FORAM CONSTRUÍDOS OS JOGOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DE MODO QUE O PROFESSOR ATUASSE DE FORMA MEDIADORA. PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA FUNDAMENTAÇÃO E EM SEGUIDA FOI FEITO UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS ENVOLVIDAS NO PROJETO. PERCEBEU-SE QUE A PARTIR DA REALIZAÇÃO DOS JOGOS OS ALUNOS SE MOSTRARAM MAIS INTERESSADOS O QUE MOTIVOU O AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, FACILITOU O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA LUDICIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.