Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: UTILIZANDO A SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES MIRINS

Palavra-chaves: LEITURA., CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS., FORMAÇÃO DO LEITOR. Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5895
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 417
    "inscrito_id" => 1277
    "titulo" => "CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: UTILIZANDO A SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES MIRINS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de experiências de leituras advindas do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias”. Os objetivos deste projeto é iniciar a formação do leitor mirim a partir da contação de histórias e incentivar o gosto, bem como formar repertórios de leituras. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paraná/RN, assim, foram investigados os espaços de leituras no ambiente escolar, bem como as práticas de leituras na escola. Para respaldo, utilizamos as discussões teóricas de Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1997), dentre outros. Como resultados sinalizam a necessidade de implantação de espaços na escola destinados a leitura e formação do leitor, uma vez que inexiste na escola biblioteca, tão pouco mediador de leituras que ajudem e contribuam para formação de leitores. Do que se conclui que apesar dos investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na distribuição de livros é indiscutível a necessidade de se criar espaços destinados à leitura, como também investir na formação dos mediadores de leituras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "LEITURA., CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS., FORMAÇÃO DO LEITOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_06_2014_18_28_16_idinscrito_1277_2dbc5b2fd63fecb94699a650aaffc350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAIZA ALENCAR"
    "autor_email" => "kaizaalencar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5895
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 417
    "inscrito_id" => 1277
    "titulo" => "CONTANDO E RECONTANDO HISTÓRIAS: UTILIZANDO A SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES MIRINS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de experiências de leituras advindas do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias”. Os objetivos deste projeto é iniciar a formação do leitor mirim a partir da contação de histórias e incentivar o gosto, bem como formar repertórios de leituras. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paraná/RN, assim, foram investigados os espaços de leituras no ambiente escolar, bem como as práticas de leituras na escola. Para respaldo, utilizamos as discussões teóricas de Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1997), dentre outros. Como resultados sinalizam a necessidade de implantação de espaços na escola destinados a leitura e formação do leitor, uma vez que inexiste na escola biblioteca, tão pouco mediador de leituras que ajudem e contribuam para formação de leitores. Do que se conclui que apesar dos investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na distribuição de livros é indiscutível a necessidade de se criar espaços destinados à leitura, como também investir na formação dos mediadores de leituras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "LEITURA., CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS., FORMAÇÃO DO LEITOR."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_06_2014_18_28_16_idinscrito_1277_2dbc5b2fd63fecb94699a650aaffc350.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIZA MARIA ALENCAR DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KAIZA ALENCAR"
    "autor_email" => "kaizaalencar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de experiências de leituras advindas do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias”. Os objetivos deste projeto é iniciar a formação do leitor mirim a partir da contação de histórias e incentivar o gosto, bem como formar repertórios de leituras. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paraná/RN, assim, foram investigados os espaços de leituras no ambiente escolar, bem como as práticas de leituras na escola. Para respaldo, utilizamos as discussões teóricas de Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1997), dentre outros. Como resultados sinalizam a necessidade de implantação de espaços na escola destinados a leitura e formação do leitor, uma vez que inexiste na escola biblioteca, tão pouco mediador de leituras que ajudem e contribuam para formação de leitores. Do que se conclui que apesar dos investimentos feitos pelos governos do Estado e Federal na distribuição de livros é indiscutível a necessidade de se criar espaços destinados à leitura, como também investir na formação dos mediadores de leituras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.