A APRENDIZAGEM COOPERATIVA É DEFINIDA COMO UM CONJUNTO DE TÉCNICAS DE ENSINO EM QUE OS ALUNOS TRABALHAM EM PEQUENOS GRUPOS E SE AJUDAM MUTUAMENTE, DISCUTINDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FACILITANDO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO. O PRESENTE TRABALHO, CUJA PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO E DESCRITIVO E TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DO NÚCLEO DE QUÍMICA DO PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ DO CURSO DE QUÍMICA. O ESTUDO FOI REALIZADO EM DUAS ETAPAS: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA OFICINA UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO QUESTIONÁRIO RESPONDIDO PELOS PARTICIPANTES VIA FORMULÁRIO ELETRÔNICO UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, VISTO QUE OS PARTICIPANTES DA OFICINA CONSIDERARAM A APRENDIZAGEM COOPERATIVA RELEVANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AVALIARAM QUE A METODOLOGIA É UMA FERRAMENTA QUE PODE AUXILIAR NA IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES E NO ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA.