NO DECORRER DA NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA, COMO TAMBÉM AO OBSERVARMOS AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO OUTRO, NOS DEPARAMOS COM AS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE O QUANTO, MUITAS VEZES, A PRÁTICA PEDAGÓGICA TEM ESQUECIDO DE UTILIZAR-SE DOS CONCEITOS PRIMORDIAIS DAS TEORIAS DA PSICOLOGIA QUE MUITO NOS AUXILIAM NA CONDUÇÃO DA NOSSA SALA E NA COMPREENSÃO DOS COMPORTAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DOS NOSSOS ALUNOS. COMO TAMBÉM, CONTEMPLAMOS O USO DAS TEORIAS DA PSICOLOGIA, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO SENDO UM AUXILIO AO PEDAGOGO, UM ELEMENTO AGREGADOR QUE CONTRIBUI PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AS REVERBERAÇÕES DAS TEORIAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE MOSSORÓ, COMO TAMBÉM DISCUTIR SOBRE ESSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS À LUZ DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E IDENTIFICAR AS APLICAÇÕES DESSAS TEORIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.