O CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS (CECITEC), INTEGRANTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE), FOI FUNDADO EM 1995 NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE EXPANSÃO DA INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL A ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO E DO PERFIL DAS PRIMEIRAS TURMAS DE ESTUDANTES DO REFERIDO CAMPUS. METODOLOGICAMENTE, RECORREU-SE A UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DA ASSOCIAÇÃO ENTRE TRÊS TIPOS DE PESQUISA: BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E DE CAMPO (LEVANTAMENTO). EM TORNO DESTE, OPTOU-SE, PREFERENCIALMENTE, À ENTREVISTA COMO TÉCNICA DE INTERROGAÇÃO, TENDO COMO SUJEITOS OS DISCENTES QUE COMPUSERAM AS TURMAS INAUGURAIS DOS PRIMEIROS CURSOS IMPLANTADOS: CIÊNCIAS E PEDAGOGIA. QUANTO AO REFERENCIAL TEÓRICO, A PESQUISA RECORREU A DIVERSOS AUTORES, COMO: PETROLA (1993), CARTIBANI (2003), LIMA (2003); ZABALZA (2004), SILVA (2011) E ARAÚJO E LIMA (2005). EM TERMOS DE RESULTADOS, VERIFICOU-SE QUE OS PRIMEIROS ALUNOS DO CAMPUS DA UECE DE TAUÁ, EM FACE DA DEMANDA REPRIMIDA NA MICRORREGIÃO POR CURSOS UNIVERSITÁRIOS, ERAM DETENTORES DE UMA MÉDIA DE IDADE (26,4 ANOS), BASTANTE SUPERIOR ÀS TURMAS DAS GERAÇÕES FUTURAS QUE INGRESSARAM NESTA IES (18,8 EM 2019). ALÉM DISSO, OUTROS ASPECTOS COMPUSERAM O SEU PERFIL, COMO AS QUESTÕES GÊNERO NA DEFINIÇÃO DA ESCOLHA DOS CURSOS (PREDOMINÂNCIA DE 100% DE MATRÍCULA FEMININA EM PEDAGOGIA E PRESENÇA MAJORITARIAMENTE MASCULINA EM CIÊNCIAS), A TAXA DE APROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS (57,7% DOS QUE INGRESSARAM EM 1995.1 CONCLUÍRAM SEUS CURSOS EM QUATRO ANOS) E O FATO DE QUE MAIS DE UM TERÇO DOS DISCENTES JÁ ATUAVAM À ÉPOCA NO MAGISTÉRIO.