ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESENCADEAR UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE PROPOSTA PELO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DESSA AÇÃO FORMATIVA PARA A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA/RN. A DISCUSSÃO É NO SENTIDO DE COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DOCENTE TEM CONTRIBUÍDO PARA QUE O PROFESSOR RESSIGNIFIQUE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA FRENTE AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. A PRESENTE INVESTIGAÇÃO É DE CUNHO QUALITATIVO, CONSISTE NUMA PESQUISA DOCUMENTAL, CUJO PROCEDIMENTO FUNDAMENTAL SE CARACTERIZA PELA LEITURA E ANÁLISE DOS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELO ORIENTADOR DE ESTUDO QUE ATUOU NA FORMAÇÃO DO PNAIC DAS 31 ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA-RN, BEM COMO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ALGUNS AUTORES QUE INVESTIGAM O TEMA DA INCLUSÃO COMO (FAVERO, 2007; MANTOAN, 2005, 2006 E 2007). CONCLUIU-SE QUE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DEVERÁ SE CONSTITUIR PELA JUNÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PELO PROFESSOR AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA FORMATIVA E A BUSCA DE NOVAS FORMAS DO PEDAGÓGICO CONSIDERANDO A DIVERSIDADE DOS ALUNOS E AS SUAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS. CONSTATAMOS QUE O PROGRAMA CONTRIBUIU DE FORMA POSITIVA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DESSES PROFESSORES, POIS, PROPORCIONOU UM ESPAÇO DE TROCA DE EXPERIÊNCIA E DE REFLEXÕES. A PESQUISA REVELOU AINDA A URGENTE NECESSIDADE DA CONTINUIDADE E APROFUNDAMENTO DA TEMÁTICA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, PARA QUE, DE FATO, SE EFETIVE O DIREITO À APRENDIZAGEM PARA TODAS AS CRIANÇAS QUE PRECISAM DA ESCOLA.