EM 2017 FOI REALIZADO NO BRASIL A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM MEIO A UM CONTEXTO POLÍTICO E ECONÔMICO CONTURBADO, HAVENDO DIVERGÊNCIAS EM COMO ESTA FOI IMPLEMENTADA. O PRESENTE TEXTO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC FINANCIADA PELA UEPB INTITULADA “UMA HISTÓRIA SOBRE A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM GUARABIRA-PB”, QUE BUSCOU ESTUDAR COMO OCORREU A IMPLEMENTAÇÃO DESTA REFORMA DENTRO DO ESTADO DA PARAÍBA, ATRAVÉS DE ANÁLISE DA LEI 13.415/2017 QUE INSTITUIU O ATUAL REGIME DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. DESTACA, SOBRETUDO A PARTIR DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS DA MEDIDA PROVISÓRIA 267 QUE IMPLEMENTOU O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA E AS DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA O FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS ESTADUAIS-2019, CRIADOS PELO GOVERNO ESTADUAL AS ESPECIFICIDADES DO REGIME DO ENSINO MÉDIO NA PARAÍBA, CONSIDERANDO OS ASPECTOS COMUNS E DESVIANTES DO MODELO PROPOSTO PELA LEI 13.415/2017. ANALISOU-SE AINDA NESTE MODELO PARAIBANO, ATRAVÉS DO TERMO FOUCAULTIANO “EMPREENDEDOR DE SI MESMO”, O PROTAGONISMO JUVENIL PROPOSTO E A DISCIPLINA ESCOLAR PROJETO DE VIDA. DESTA FORMA, OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTARAM AS APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE A LEI 13.415/2017 E A MEDIDA PROVISÓRIA 267.