DESDE SUA INSTITUIÇÃO ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO, A EDUCAÇÃO FÍSICA, NO BRASIL, PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES QUE DIFICULTARAM A SUA IDENTIDADE CURRICULAR; FICA EVIDENCIADO AO APARECER COMO INTEGRANTE DA ÁREA DA LINGUAGEM NA BNCC (2015). NOSSO PROBLEMA DE PESQUISA É REFLETIR SOBRE A FUNÇÃO DA EF, ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR, NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, POR ACREDITAR QUE, DANDO ÊNFASE À EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESSA DISCIPLINA TERIA UM NOVO ESPAÇO NA ESCOLA. PESQUISA QUALITATIVA EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO É CONHECER A EF COMO COMPONENTE CURRICULAR E CONGREGAR OS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, TEM COMO PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO 22 DOCENTES DE EF ORIUNDOS DE 15 ESCOLAS DE BARRA DO GARÇASMT; CUJOS INSTRUMENTOS SERÃO: QUESTIONÁRIO SÓCIO PROFISSIONAL E DE GRUPOS FOCAIS; A ANÁLISE DOCUMENTAL DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE EF DE UM CAMPI DA UFMT, DE PLANOS DE ENSINO E PLANEJAMENTOS PESSOAIS; REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO SISTEMÁTICA SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS BRASILEIRAS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS; E OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES. ESPERA-SE QUE ESSES EDUCADORES APONTEM AS POSSÍVEIS CARÊNCIAS NA GRADUAÇÃO E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA E TALVEZ A NECESSIDADE DE UMA CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM FOCO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE, O QUE DARIA UMA NOVA PERSPECTIVA À EF ENQUANTO ÁREA DE ENSINO. COMO RESULTADO PRETENDE-SE CONSTRUIR SUGESTÕES DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE CONTEMPLE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E NOVOS CONTEÚDOS, COM ÊNFASE EM SAÚDE, DE FORMA QUE A ÁREA CONTRIBUA MAIS EFETIVAMENTE NA FORMAÇÃO DO SUJEITO