OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM GEOGRAFIA SÃO COMPONENTES OBRIGATÓRIOS DA MATRIZ CURRICULAR DA LICENCIATURA, E SÃO RESPONSÁVEIS PELA APROXIMAÇÃO DOS GRADUANDOS COM A PRÁTICA DOCENTE. SEGUINDO AS SUGESTÕES DO CURRÍCULO DO CURSO, OS ALUNOS INICIAM AS ATIVIDADES DE ESTÁGIO, TENDO O PRIMEIRO DELES ENFOQUE NO CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE BÁSICA DE ENSINO. ALÉM DE PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DESSE ESPAÇO EM SUAS DIMENSÕES ADMINISTRATIVA, PEDAGÓGICA E FÍSICA, O ESTÁGIO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, POSSUINDO ASSIM, UM ARCABOUÇO TEÓRICO CAPAZ DE EMBASAR A ATUAÇÃO PRÁTICA DE ESTÁGIO, MOSTRA AOS DISCENTES A IMPORTÂNCIA DE SER UM PROFESSOR-PESQUISADOR E DO RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL DOCENTE, NO INTUITO DE ALCANÇAR A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO. DIANTE DESSE CONTEXTO, E EM BUSCA DE UMA COMPREENSÃO DAS DINÂMICAS ESTABELECIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO, ESSE TRABALHO TEM COMO INTUITO ANALISAR O ESPAÇO FÍSICO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE, BEM COMO AS RELAÇÕES ENTRE SEUS AGENTES ATUANTES E OS POSSÍVEIS FATORES QUE ACARRETAM NOS ÍNDICES DE EVASÃO ESCOLAR OBSERVADOS NA INSTITUIÇÃO ANALISADA. PARA ISSO, REALIZAMOS OBSERVAÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR E SEU ENTORNO, ALÉM DE ENTREVISTAS COM OS SUJEITOS QUE O COMPÕEM. FOI POSSÍVEL ENTÃO CONSTATAR COMO A PRÁTICA ALIADA À TEORIA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA, POR PROPORCIONAR A REFLEXÃO DA DINÂMICA DESSE AMBIENTE E DA PROFISSÃO. NOTAMOS TAMBÉM COMO A EVASÃO ESCOLAR É UM ASSUNTO ATUAL QUE PRECISA SER DISCUTIDO, LEVANDO-SE EM CONTA TAMBÉM O CONTEXTO DOS ALUNOS.