A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO TEM TIDO O APOIO DE UMA METODOLOGIA NASCIDA NA DÉCADA DE 1950: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. UMA NOVA ROUPAGEM PARA A DISCUSSÃO SOBRE A PROTEÇÃO E SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO NOS DIVERSOS AMBIENTES SOCIAIS. DESSA FORMA, A AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DESENVOLVIDA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA LOURDES COSTA NA CIDADE DE ICÓ-CEARÁ, SE OBJETIVA POR BUSCAR INSERIR DISCUSSÕES COM ADOLESCENTES E JOVENS, NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO FORMAL, VOLTADAS PARA A PROTEÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO LOCAL, TENDO COMO RESULTADO O MAPEAMENTO DO PATRIMÔNIO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE MINI-INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS. TENDO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO QUE SE BASEIA NA PERSPECTIVA FREIRIANA DE DIÁLOGO E EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS SOCIAIS, COM A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR E DENTRO DA COMUNIDADE, DIRECIONANDO OS ESTUDANTES PARA A CONSTRUÇÃO E MAPEAMENTO DOS BENS LOCAIS, ALÉM DE UMA VISITA GUIADA PARA O (RE) CONHECIMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE. TIVEMOS COMO RESULTADOS A APROXIMAÇÃO DOS JOVENS COM A TEMÁTICA DO PATRIMÔNIO E O RECONHECIMENTO PRÉVIO DE SUAS DIRETRIZES, SUAS RAÍZES CULTURAIS E IDENTITÁRIA. A AÇÃO DESENVOLVIDA CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS APROXIMANDO DA TEMÁTICA DO PATRIMÔNIO E (RE) SIGNIFICANDO SUAS RAÍZES CULTURAIS. ALÉM DE FAVORECER NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA.