O JOGO DIDÁTICO TEM A CAPACIDADE DE ESTIMULAR A CURIOSIDADE, ALÉM DE AJUDAR NA INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO, AUTOCONFIANÇA DO ALUNO E APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LINGÜÍSTICAS, MENTAIS E DE CONCENTRAÇÃO, EXERCITANDO AS INTERAÇÕES SOCIAIS E TRABALHO EM EQUIPE. A METODOLOGIA APLICADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) BUSCOU DESENVOLVER DINÂMICAS CRIATIVAS, PARA FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FORMA PRAZEROSA. FORAM APLICADOS DOIS JOGOS, O JOGO DA AMARELINHA DA TABELA PERIÓDICA APLICADO NAS TURMAS DO 2º ANO E O JOGO DA TRILHA ORGÂNICA PARA AS TURMAS DO 3º ANO. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL ANTES E APÓS A INTERVENÇÃO, AVALIANDO A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E A ACEITAÇÃO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO À METODOLOGIA UTILIZADA. O QUAL FOI ANALISADO E COMPARADO OS TIPOS DE ACERTO E ERROS MAIS COMETIDOS NO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE, ATRAVÉS DA TAXA DE ACERTOS E ERROS CALCULADOS POR REGRA DE TRÊS, E AS QUESTÕES FORAM ANALISADAS UMA A UMA, ATRIBUINDO UMA TAXA PERCENTUAL. OS RESULTADOS PROVARAM QUE ESSE NOVO INSTRUMENTO DE ENSINO SE MOSTROU POSITIVO, POIS AJUDA TANTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO, COMO NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM OS COLEGAS DE TURMA E COM O PROFESSOR, TRANSFORMANDO UMA AULA MONÓTONA E SEM ATRATIVOS, NUMA AULA DIFERENTE. CONSIDEROU-SE UMA EXPERIÊNCIA BASTANTE PROVEITOSA, O QUAL PROPORCIONOU AOS ALUNOS DO PIBID, UMA EXPERIÊNCIA REAL AOS FUTUROS PROFESSORES, PERMITINDO ARTICULAR A TEORIA COM A PRÁTICA, TENDO SEMPRE A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE PESQUISA CONTÍNUA.