Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

PROJETO BOOKTRAILER: O USO DA TECNOLOGIA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, TECNOLOGIA, SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira: propostas e reflexões
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6102
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 974
    "titulo" => "PROJETO BOOKTRAILER: O USO DA TECNOLOGIA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "A par do trabalho em sala de aula pautado em único livro indicado pelo professor e lido por todos, acreditamos ser também importante para a promoção do letramento literário o incentivo à livre escolha e ao compartilhamento de leituras. Assim, o Projeto Booktrailer, realizado com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Pública Federal, a partir da parceria entre Língua Portuguesa e Informática Educativa, teve como objetivo a produção, por parte dos alunos, de trailers de suas obras favoritas para posterior troca nas cirandas de livros das turmas, que contam com grupos de discussão no facebook. Conhecer tais escolhas pessoais, que compõem um painel do horizonte de expectativas dos alunos, é essencial para uma educação literária baseada na quebra dessa expectativa e na revisão crítica do mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, TECNOLOGIA, SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_06_2014_10_09_38_idinscrito_974_49cf07e236a7fdc6fac7e4a77df79e4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DE SOUZA E SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelcsm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRJ/ COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6102
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 974
    "titulo" => "PROJETO BOOKTRAILER: O USO DA TECNOLOGIA NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "A par do trabalho em sala de aula pautado em único livro indicado pelo professor e lido por todos, acreditamos ser também importante para a promoção do letramento literário o incentivo à livre escolha e ao compartilhamento de leituras. Assim, o Projeto Booktrailer, realizado com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Pública Federal, a partir da parceria entre Língua Portuguesa e Informática Educativa, teve como objetivo a produção, por parte dos alunos, de trailers de suas obras favoritas para posterior troca nas cirandas de livros das turmas, que contam com grupos de discussão no facebook. Conhecer tais escolhas pessoais, que compõem um painel do horizonte de expectativas dos alunos, é essencial para uma educação literária baseada na quebra dessa expectativa e na revisão crítica do mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: Literatura em aula de língua materna e estrangeira:\u{A0}propostas e reflexões"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, TECNOLOGIA, SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_06_2014_10_09_38_idinscrito_974_49cf07e236a7fdc6fac7e4a77df79e4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA DE SOUZA E SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelcsm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRJ/ COLÉGIO PEDRO II"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

A par do trabalho em sala de aula pautado em único livro indicado pelo professor e lido por todos, acreditamos ser também importante para a promoção do letramento literário o incentivo à livre escolha e ao compartilhamento de leituras. Assim, o Projeto Booktrailer, realizado com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Pública Federal, a partir da parceria entre Língua Portuguesa e Informática Educativa, teve como objetivo a produção, por parte dos alunos, de trailers de suas obras favoritas para posterior troca nas cirandas de livros das turmas, que contam com grupos de discussão no facebook. Conhecer tais escolhas pessoais, que compõem um painel do horizonte de expectativas dos alunos, é essencial para uma educação literária baseada na quebra dessa expectativa e na revisão crítica do mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.