ESTE TRABALHO VISA DESTACAR A INCLUSÃO DOS JOGOS LÚDICOS E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. JUSTIFICA-SE QUE AS CRIANÇAS, A PARTIR DA INCLUSÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS EM SALA DE AULA, SE DESENVOLVEM ADQUIRINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS. ESTE DOCUMENTO TEM OBJETIVO GERAL: CONHECER, APLICAR E VALORIZAR A IMPLEMENTAÇÃO DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS, CRÍTICAS E REFLEXIVAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS: CONHECER OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS EM ALUNOS; APLICAR AS TÉCNICAS COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS QUE POSSAM DESENVOLVER HABILIDADES NOS DISCENTES E VALORIZAR AS PRÁTICAS COM OS JOGOS LÚDICOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS CRÍTICAS E REFLEXIVAS NAS CRIANÇAS. ASSIM, OS JOGOS SÃO RECURSOS PEDAGÓGICOS EFICAZES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS, PRINCIPALMENTE DOS ANOS INICIAIS, CONTRIBUINDO PARA O AMADURECIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR DA CRIANÇA EM FASE INTERMEDIARIA DA ESCOLARIDADE. NA EDUCAÇÃO ESCOLAR, A CRIANÇA DEVE BRINCAR E INTERAGIR COM OS DEMAIS, DESENVOLVENDO SUA CAPACIDADE MENTAL E FACILITANDO SUA MELHORIA NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO. A BRINCADEIRA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DA CRIANÇA, A QUAL APRENDE A OPERAR COM O SIGNIFICADO DAS COISAS E DÁ UM PASSO IMPORTANTE EM DIREÇÃO AO PENSAMENTO CONCEITUAL, BASEADO NOS SIGNIFICADOS DAS COISAS E NÃO DOS OBJETOS. A CRIANÇA NÃO REALIZA A TRANSFORMAÇÃO DE SIGNIFICADOS DE UMA HORA PRA OUTRA, ELA CONQUISTA SUA APRENDIZAGEM COM A DINÂMICA ENTRE TEORIA E PRATICA DENTRO E EXTRACLASSE.