ESTE ARTIGO TEM POR INTUITO SOCIALIZAR SOBRE A PESQUISA REALIZADA POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC), INTITULADO O AMBIENTE ALFABETIZADOR E AS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A QUAL REALIZOU-SE NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM. A PESQUISA FOI REALIZADA NO PERÍODO DE 01 DE AGOSTO DE 2018 A 31 DE JULHO DE 2019. TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ALFABETIZADOR PODE CONTRIBUIR PARA AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS FACETAS DE INSERÇÃO NO MUNDO DA ESCRITA. REALIZOU-SE EM UMA ESCOLA PÚBLICA, NA CIDADE DE PARINTINS/AM, EM DUAS TURMAS, SENDO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. O INSTRUMENTO UTILIZADO NESTA PESQUISA FOI OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS AUTORES OS QUAIS FUNDAMENTARAM ESSE ARTIGO FORAM (CAGLIARI, 1998), (LEITE, 2003), (GILDA, 2005), (FRADE, 2005), (CASTRO, 2017), (BORDIGNON, 2017), (TEBEROSKY, 2006), (GISELLY, 2014), (FERRO, 2017), (MONTEIRO, 2017), (TEBEROSKY, 2014), (TEBEROSKY, 2019), (FERREIRO, 1999), (TEBEROSKY, 1999), (CAMPOS, 2010) E (LAURINO,2010). NESTA PESQUISA, PODE-SE SER PERCEBIDO COMO ENCONTRAM-SE ESTRUTURADOS O AMBIENTE ALFABETIZADOR, QUAIS FACETAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESTÃO INSERIDAS NESTE AMBIENTE, E COMO ESTÃO SENDO TRABALHADAS NA SALA DE AULA. DESTE MODO, ESPERA-SE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE DADOS IMPORTANTES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ALFABETIZADOR.