O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM MAPEAMENTO, NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA EM REVISTAS QUALIS A1, A2, B1 E B2, A RESPEITO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK) NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. VERIFICOU-SE QUE A ABORDAGEM GERAL SOBRE ESSE ASSUNTO AINDA É INCIPIENTE, CONSIDERANDO O VASTO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO QUE SE APRESENTA NA ÁREA. OS TRABALHOS IDENTIFICADOS NESSE ESTUDO ENFATIZAM ASPECTOS ASSOCIADOS PRINCIPALMENTE À PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE AS NUANCES DA TEMÁTICA ANALISADA RELATIVAS AO ENSINO SUPERIOR NÃO TÊM SIDO ALVO DE INVESTIGAÇÃO. OS ASSUNTOS INVESTIGADOS NAS PESQUISAS IDENTIFICADAS NESTE ESTUDO APONTAM PARA UMA PREOCUPAÇÃO DOS PESQUISADORES COM A CONSTITUIÇÃO E A AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO. ASSIM, EMERGE A DEMANDA DE QUE SE PROMOVA O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS RELACIONADAS ÀS INÚMERAS POSSIBILIDADES DESCORTINADAS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES INTEGRADAS AOS PRECEITOS E CONEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE O TPACK POSSIBILITA NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.