O DESABROCHAR DA LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61289 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3021 "inscrito_id" => 10675 "titulo" => "O DESABROCHAR DA LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA." "resumo" => "A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS QUE CONTEMPLAM A LEITURA E A ESCRITA NECESSITAM SER DISPONIBILIZADOS DESDE A INFÂNCIA, VISTO QUE, A POSSIBILIDADE DE SE GARANTIR ALUNOS EFETIVAMENTE LEITORES ESTÁ ATRELADA A QUALIDADE DESSA OFERTA. ESSA IDEIA ENCONTRA SENTIDO NA PERSPECTIVA DE QUE ATRAVÉS DO ATO DE LER A CRIANÇA DESENVOLVERÁ APTIDÃO PARA IMAGINAR UM AMBIENTE E ACONTECIMENTOS DIFERENTES, EXPLORAR SENSAÇÕES, DEIXANDO FLUIR OS SENTIMENTOS QUE O ENVOLVEM, AGREGANDO SENTIDO A TUDO QUE É E PODE SER VIVIDO. NESSA LÓGICA, PODE EXPERIMENTAR VIVÊNCIAS QUE OPORTUNIZEM E CONSOLIDEM OS CONHECIMENTOS OBTIDOS EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESTARTE, ACREDITA-SE NA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ESTRATÉGIAS QUE CONTEMPLEM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE BUSQUEM INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA E ESCRITA, COMO ATITUDES PRAZEROSAS, EXPRESSIVAS E IMBUÍDAS DE SIGNIFICADOS. ESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO COM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA DO PARFOR, EM MARCO-CE, DURANTE A DISCIPLINA DE LEITURA E ESCRITA. TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA REFLEXÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE O UNIVERSO QUE ENVOLVE O ATO DE LER E ESCREVER NA INFÂNCIA, COMO TAMBÉM ANALISAR COLETIVAMENTE COM O GRUPO TRABALHADO, ESTRATÉGIAS FACILITADORAS, PRAZEROSAS E MOTIVADORAS DE LEITURA E ESCRITA. OS RESULTADOS REVELAM QUE, UM INDIVÍDUO QUE NÃO É EXPOSTO A PRÁTICAS DE LEITURA NA INFÂNCIA, CONSEQUENTEMENTE TERÁ UM VOCABULÁRIO MAIS REDUZIDO E POSSIVELMENTE APRESENTARÁ DIFICULDADE PARA ESCREVER, COM ISSO, AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS DEVEM SEM APLICADAS DE MANEIRA CONTÍNUA, PRAZEROSA, DESAFIADORA, LÚDICA, POSTO QUE, DEVEM SER DESENVOLVIDAS PARA ALÉM DO CODIFICAR E DECODIFICAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INFÂNCIA, PRÁTICAS, PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10675_08092019210404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ILAN SOUTO" "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com" "autor_ies" => "INTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61289 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3021 "inscrito_id" => 10675 "titulo" => "O DESABROCHAR DA LEITURA E ESCRITA NA INFÂNCIA: UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA." "resumo" => "A EFETIVAÇÃO DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS QUE CONTEMPLAM A LEITURA E A ESCRITA NECESSITAM SER DISPONIBILIZADOS DESDE A INFÂNCIA, VISTO QUE, A POSSIBILIDADE DE SE GARANTIR ALUNOS EFETIVAMENTE LEITORES ESTÁ ATRELADA A QUALIDADE DESSA OFERTA. ESSA IDEIA ENCONTRA SENTIDO NA PERSPECTIVA DE QUE ATRAVÉS DO ATO DE LER A CRIANÇA DESENVOLVERÁ APTIDÃO PARA IMAGINAR UM AMBIENTE E ACONTECIMENTOS DIFERENTES, EXPLORAR SENSAÇÕES, DEIXANDO FLUIR OS SENTIMENTOS QUE O ENVOLVEM, AGREGANDO SENTIDO A TUDO QUE É E PODE SER VIVIDO. NESSA LÓGICA, PODE EXPERIMENTAR VIVÊNCIAS QUE OPORTUNIZEM E CONSOLIDEM OS CONHECIMENTOS OBTIDOS EM SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DESTARTE, ACREDITA-SE NA NECESSIDADE DE SE TRABALHAR ESTRATÉGIAS QUE CONTEMPLEM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE BUSQUEM INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA E ESCRITA, COMO ATITUDES PRAZEROSAS, EXPRESSIVAS E IMBUÍDAS DE SIGNIFICADOS. ESSA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO COM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE PEDAGOGIA DO PARFOR, EM MARCO-CE, DURANTE A DISCIPLINA DE LEITURA E ESCRITA. TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA REFLEXÃO MAIS APROFUNDADA SOBRE O UNIVERSO QUE ENVOLVE O ATO DE LER E ESCREVER NA INFÂNCIA, COMO TAMBÉM ANALISAR COLETIVAMENTE COM O GRUPO TRABALHADO, ESTRATÉGIAS FACILITADORAS, PRAZEROSAS E MOTIVADORAS DE LEITURA E ESCRITA. OS RESULTADOS REVELAM QUE, UM INDIVÍDUO QUE NÃO É EXPOSTO A PRÁTICAS DE LEITURA NA INFÂNCIA, CONSEQUENTEMENTE TERÁ UM VOCABULÁRIO MAIS REDUZIDO E POSSIVELMENTE APRESENTARÁ DIFICULDADE PARA ESCREVER, COM ISSO, AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS DEVEM SEM APLICADAS DE MANEIRA CONTÍNUA, PRAZEROSA, DESAFIADORA, LÚDICA, POSTO QUE, DEVEM SER DESENVOLVIDAS PARA ALÉM DO CODIFICAR E DECODIFICAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INFÂNCIA, PRÁTICAS, PRÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10675_08092019210404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA" "autor_nome_curto" => "ILAN SOUTO" "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com" "autor_ies" => "INTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }