A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) APRESENTA UM VASTO CAMPO DE POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS, MAIS ESPECIFICAMENTE, NO ENSINO DE FÍSICA. A HFC É COADJUVANTE NO DESENVOLVIMENTO APROPRIADO DO CORPO SOCIAL, DIFERENTE DA VISÃO DEFORMADA COMUMENTE DESPERTADA PELO ENSINO DESCONTEXTUALIZADO DOS ASPECTOS REFLEXIVOS. UM ESTUDO APROPRIADO DESSA TEMÁTICA POSSIBILITA AO ALUNO COMPREENDER A CORRELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, NO QUE DIZ RESPEITO AO RECONHECIMENTO DOS ASPECTOS METACIENTÍFICOS. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A HFC PODE TORNAR AS AULAS DE FÍSICA MAIS REFLEXIVAS, CONTRIBUINDO PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO, NÃO SÓ DAS FÓRMULAS E EQUAÇÕES APRESENTADAS, MAS DO CONTEÚDO CIENTÍFICO COMO UM TODO. O FATO É QUE NA MAIORIA DAS VEZES, O CONTEÚDO CHEGA ATÉ O ALUNO, SEM QUE ELE SAIBA O SEU REAL SIGNIFICADO E RELEVÂNCIA DE SEU ESTUDO NÃO APENAS NA VIDA ACADÊMICA, MAS, NO SEU FUTURO CONVÍVIO SOCIAL. COM BASE NESSE CAMPO DE ESTUDO, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BENJAMIM GOMES MARANHÃO, DO MUNICÍPIO DE ARARUNA-PB NO INTUITO DE INVESTIGAR SE OS DISCENTES SABIAM A RELEVÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E FILOSÓFICA VOLTADA PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA. A INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS MOSTRARAM QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RECONHECEU A RELAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA E FILOSOFIA COM O ENSINO DA FÍSICA. PERCEBEMOS QUE ALGUNS PROFESSORES INCORPORAM ESSE TIPO DE CONHECIMENTO EM SUAS PRÁTICAS, APESAR DISSO, ACREDITAMOS QUE OS MESMOS NÃO ESTEJAM A PAR DO REAL SIGNIFICADO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATÉRIA CIENTÍFICA.