Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MILITAR NIVO DAS NEVES

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, APRENDIZAGEM, ALUNO, ALUNO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61515
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 4468
    "titulo" => "O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MILITAR NIVO DAS NEVES"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO EVIDENCIAR O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DENTRO DAS SALAS DE AULAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A PROBLEMATIZAÇÃO ESTÁ NO SENTIDO DE QUE MESMO COM A IMPORTÂNCIA DELA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR, PERCEBE-SE QUE O PROFESSOR AINDA NÃO SE ADAPTOU À NOVA REALIDADE, MESMO DIANTE DESTE CENÁRIO E DAS RELAÇÕES ENTRE ESTES ATORES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TIC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO TENDO COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO O ESTUDO DE CASO. O CASO ANALISADO É O DE COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, APLICADO AOS PROFESSORES, ALUNOS E GRUPO GESTOR DE UM COLÉGIO MILITAR. CONCLUIU-SE QUE OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ MUITOS CASOS DE RESISTÊNCIA QUANTO AO USO DAS TIC EM SALA DE AULA, MUITOS DOCENTES AINDA TEMEM USÁ-LA, OS ALUNOS EM SUA MAIORIA NÃO APROVAM OS MÉTODOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES E QUE SE MELHOR ADOTADA E COM MAIOR FREQUÊNCIA NAS PRÁTICAS DOCENTES, CERTAMENTE, O ÍNDICE DE INTERESSE PELOS ESTUDOS TERIA PROPORÇÕES MAIORES. CONCLUI-SE AINDA QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROFESSOR SE CAPACITAR, ASSIMILAR ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS  E, PERCEBER QUE ELAS VÊM PARA AJUDAR E NÃO PARA SUBSTITUÍ-LO. ELES TÊM QUE SE PREPARAR, TREINAR, ELABORAR SEU PLANEJAMENTO EDUCACIONAL AINDA MAIS NO ENSINO MÉDIO, CONTEMPLANDO O USO DA TIC QUE MELHOR SE ADAPTE AO SEU MÉTODO DE ENSINO E APLICÁ-LAS EM SEU BENEFÍCIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, APRENDIZAGEM, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4468_05082019083317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE MESSIAS FERREIRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE MESSIAS"
    "autor_email" => "lucnmessias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SAN LORENZO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61515
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 916
    "inscrito_id" => 4468
    "titulo" => "O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MILITAR NIVO DAS NEVES"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO EVIDENCIAR O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DENTRO DAS SALAS DE AULAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A PROBLEMATIZAÇÃO ESTÁ NO SENTIDO DE QUE MESMO COM A IMPORTÂNCIA DELA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR, PERCEBE-SE QUE O PROFESSOR AINDA NÃO SE ADAPTOU À NOVA REALIDADE, MESMO DIANTE DESTE CENÁRIO E DAS RELAÇÕES ENTRE ESTES ATORES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TIC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO TENDO COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO O ESTUDO DE CASO. O CASO ANALISADO É O DE COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, APLICADO AOS PROFESSORES, ALUNOS E GRUPO GESTOR DE UM COLÉGIO MILITAR. CONCLUIU-SE QUE OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ MUITOS CASOS DE RESISTÊNCIA QUANTO AO USO DAS TIC EM SALA DE AULA, MUITOS DOCENTES AINDA TEMEM USÁ-LA, OS ALUNOS EM SUA MAIORIA NÃO APROVAM OS MÉTODOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES E QUE SE MELHOR ADOTADA E COM MAIOR FREQUÊNCIA NAS PRÁTICAS DOCENTES, CERTAMENTE, O ÍNDICE DE INTERESSE PELOS ESTUDOS TERIA PROPORÇÕES MAIORES. CONCLUI-SE AINDA QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROFESSOR SE CAPACITAR, ASSIMILAR ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS  E, PERCEBER QUE ELAS VÊM PARA AJUDAR E NÃO PARA SUBSTITUÍ-LO. ELES TÊM QUE SE PREPARAR, TREINAR, ELABORAR SEU PLANEJAMENTO EDUCACIONAL AINDA MAIS NO ENSINO MÉDIO, CONTEMPLANDO O USO DA TIC QUE MELHOR SE ADAPTE AO SEU MÉTODO DE ENSINO E APLICÁ-LAS EM SEU BENEFÍCIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, APRENDIZAGEM, ALUNO, ALUNO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID4468_05082019083317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE MESSIAS FERREIRA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIENE MESSIAS"
    "autor_email" => "lucnmessias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SAN LORENZO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO EVIDENCIAR O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DENTRO DAS SALAS DE AULAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A PROBLEMATIZAÇÃO ESTÁ NO SENTIDO DE QUE MESMO COM A IMPORTÂNCIA DELA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR, PERCEBE-SE QUE O PROFESSOR AINDA NÃO SE ADAPTOU À NOVA REALIDADE, MESMO DIANTE DESTE CENÁRIO E DAS RELAÇÕES ENTRE ESTES ATORES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TIC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO TENDO COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO O ESTUDO DE CASO. O CASO ANALISADO É O DE COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, APLICADO AOS PROFESSORES, ALUNOS E GRUPO GESTOR DE UM COLÉGIO MILITAR. CONCLUIU-SE QUE OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ MUITOS CASOS DE RESISTÊNCIA QUANTO AO USO DAS TIC EM SALA DE AULA, MUITOS DOCENTES AINDA TEMEM USÁ-LA, OS ALUNOS EM SUA MAIORIA NÃO APROVAM OS MÉTODOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES E QUE SE MELHOR ADOTADA E COM MAIOR FREQUÊNCIA NAS PRÁTICAS DOCENTES, CERTAMENTE, O ÍNDICE DE INTERESSE PELOS ESTUDOS TERIA PROPORÇÕES MAIORES. CONCLUI-SE AINDA QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROFESSOR SE CAPACITAR, ASSIMILAR ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS E, PERCEBER QUE ELAS VÊM PARA AJUDAR E NÃO PARA SUBSTITUÍ-LO. ELES TÊM QUE SE PREPARAR, TREINAR, ELABORAR SEU PLANEJAMENTO EDUCACIONAL AINDA MAIS NO ENSINO MÉDIO, CONTEMPLANDO O USO DA TIC QUE MELHOR SE ADAPTE AO SEU MÉTODO DE ENSINO E APLICÁ-LAS EM SEU BENEFÍCIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.