ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO EVIDENCIAR O PAPEL DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DENTRO DAS SALAS DE AULAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. A PROBLEMATIZAÇÃO ESTÁ NO SENTIDO DE QUE MESMO COM A IMPORTÂNCIA DELA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR, PERCEBE-SE QUE O PROFESSOR AINDA NÃO SE ADAPTOU À NOVA REALIDADE, MESMO DIANTE DESTE CENÁRIO E DAS RELAÇÕES ENTRE ESTES ATORES EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS PELAS TIC. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, DO TIPO EXPLORATÓRIO TENDO COMO MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO O ESTUDO DE CASO. O CASO ANALISADO É O DE COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMIABERTO, APLICADO AOS PROFESSORES, ALUNOS E GRUPO GESTOR DE UM COLÉGIO MILITAR. CONCLUIU-SE QUE OS RESULTADOS INDICARAM QUE HÁ MUITOS CASOS DE RESISTÊNCIA QUANTO AO USO DAS TIC EM SALA DE AULA, MUITOS DOCENTES AINDA TEMEM USÁ-LA, OS ALUNOS EM SUA MAIORIA NÃO APROVAM OS MÉTODOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES E QUE SE MELHOR ADOTADA E COM MAIOR FREQUÊNCIA NAS PRÁTICAS DOCENTES, CERTAMENTE, O ÍNDICE DE INTERESSE PELOS ESTUDOS TERIA PROPORÇÕES MAIORES. CONCLUI-SE AINDA QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA O PROFESSOR SE CAPACITAR, ASSIMILAR ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS E, PERCEBER QUE ELAS VÊM PARA AJUDAR E NÃO PARA SUBSTITUÍ-LO. ELES TÊM QUE SE PREPARAR, TREINAR, ELABORAR SEU PLANEJAMENTO EDUCACIONAL AINDA MAIS NO ENSINO MÉDIO, CONTEMPLANDO O USO DA TIC QUE MELHOR SE ADAPTE AO SEU MÉTODO DE ENSINO E APLICÁ-LAS EM SEU BENEFÍCIO.