ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO SE DÁ O APOIO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR AOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE IGUATU, NO CEARÁ. O ESTUDO FOI REALIZADO COM CINCO ESCOLAS E COM OS SUPERINTENDENTES ESCOLARES QUE REALIZAM O ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO, EM MEADOS DE 2008. ALÉM DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM OS DIRETORES, SUPERINTENDENTES E COM A GESTORA DO PROJETO NA SEDUC. ELAS FORAM ELABORADAS, SEGUINDO O MODELO DE ROTEIRO SEMIESTRUTURADO, PARA A MELHOR ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DA COLETA DAS INFORMAÇÕES. NO INÍCIO DO TRABALHO, PUDE ESTABELECER HIPÓTESES DE QUE, COM A IMPLANTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO DESSAS ESCOLAS, A GESTÃO FOI FORTALECIDA E OS DIRETORES PASSARAM A VER O SUPERINTENDENTE COMO UM PARCEIRO NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS GERENCIAIS, FORTALECENDO, ASSIM, A AUTONOMIA DOS GESTORES DAS ESCOLAS IGUATUENSES. DIANTE DISSO, FOI APRESENTADA, PRIMEIRAMENTE, UMA DESCRIÇÃO DO PROJETO NO ESTADO DO CEARÁ, SUAS ORIGENS, AÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS SUPERINTENDENTES. APRESENTO A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, COM APOIO DE AUTORES COMO LÜCK (2006, 2009 E 2010), MINTZBERG (2010), DOURADO (2007) E SOUZA (2009), OS QUAIS TRATAM DE AUTONOMIA ESCOLAR, LIDERANÇA DO GESTOR E EFICÁCIA NAS ESCOLAS. PUDE CONSTATAR COM A PESQUISA QUE ESSA CONTRIBUIU MUITO PARA A AUTONOMIA DAS ESCOLAS, A PARCERIA ESCOLA-CREDE-SEDUC E A LIDERANÇA DOS GESTORES DAS INSTITUIÇÕES ANALISADAS. MESMO ASSIM, AINDA PERCEBO QUE ALGUMAS AÇÕES PRECISAM SER MELHORADAS PARA QUE O PROJETO SEJA MAIS EFICIENTE.