A ESCRITA DESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPLICITAR A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO EM UMA SÉRIE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO MÉDIO, POR UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA. A ESCOLA ESCOLHIDA É UMA DAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, O QUAL A ESTAGIÁRIA PARTICIPA ENQUANTO RESIDENTE BOLSISTA DESDE SEU LANÇAMENTO EM AGOSTO DO ANO DE 2018. A DISPONIBILIDADE DE HORÁRIO DA ALUNA ACARRETOU NA SELEÇÃO DA TURMA 1º ANO B, COMPOSTA POR 21 ALUNOS, PARA EXECUÇÃO DAS DETERMINAÇÕES DA DISCIPLINA. O MEIO NO QUAL REALIZAMOS O ESTÁGIO E A TEMÁTICA “IGUALDADE DE GÊNERO”, CENTRAL NO PLANEJAMENTO DAS AULAS QUE MINISTRAMOS AO LONGO DA UNIDADE, NOS LEVOU A INTEGRAR A ESTE RELATO A DISCUSSÃO DO PONTO “CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE TEMAS TRANSVERSAIS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA”. ACREDITAMOS QUE A CENTRALIDADE NESTE TEMA É IMPORTANTE, POIS CONSTANTEMENTE ENCONTRAMOS EM LEITURAS ACADÊMICAS PERSPECTIVAS QUE INCUMBEM A ESCOLA COMO UMA DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES DE NOSSA SOCIEDADE RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. OBJETIVAMOS INICIALMENTE APRESENTAR NOSSA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA CIDADÃ, QUE TRAZ UM FORMATO DIFERENCIADO NA ESCOLA BÁSICA CONVENCIONAL, E, POSTERIORMENTE, DISSERTAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DE CIDADANIA ATRIBUÍDA À ESCOLA, CONTIDA EM ALGUNS DOCUMENTOS NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, ENCONTRANDO PONTOS DE INTERSECÇÃO ENTRE ESTA RESPONSABILIDADE FORMADORA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, E AS AULAS QUE FORAM PLANEJADAS E MINISTRADAS NESTE PERÍODO.