A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ENTENDER O PROTAGONISMO DA CRIANÇA DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS, NO MOMENTO DA RODA INICIAL, TENDO COMO CAMPO DE ESTUDO O NEI - CAP/UFRN - COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. NESSE SENTIDO, OBSERVAMOS O MOMENTO DA RODA INICIAL, QUE FAZ PARTE DA ROTINA, A QUAL É UTILIZADA COMO UM FAZER PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO. ESSA PESQUISA TEM UM CARÁTER DE NATUREZA QUALITATIVA, NA QUAL BUSCAMOS COMPREENDER TODAS AS ETAPAS DE ESTUDO, INCLUINDO AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CONTEXTO SOCIAL EM QUE ESSAS CRIANÇAS ESTÃO INSERIDAS. COMO BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO NEI - CAP/UFRN, OBSERVANDO TURMAS DE 1º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS, BUSCAMOS PERCEBER O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS.